Notícias

< < Voltar

Data: 16/11/2020

Polícia Civil adota novo sistema de identificação criminal

Agora com a implantação em Curitiba, a Polícia Civil estuda a expansão para todas as unidades do Estado

A Polícia Civil implementa a partir desta segunda-feira (16) o Sistema Informatizado de Identificação Criminal na Central de Flagrantes, em Curitiba. A unidade é a primeira a operar a ferramenta, que permitirá confirmar em segundos a identidade de cerca de 90% dos suspeitos conduzidos à delegacia, sem precisar que uma perícia seja feita. 

Com o nome e o registro geral informado pelo suspeito assim que ele chega na delegacia, o policial civil terá condições de confirmar rapidamente a identidade civil do cidadão. O servidor irá coletar a digital do dedo polegar no leitor biométrico, tirar uma foto com a webcam e fazer a busca no sistema com essas informações. 

O delegado Marcus Michelotto afirma que 100% dos presos no Paraná são identificados, mas o sistema irá dar celeridade ao processo. “O Instituto de Identificação já faz essa coleta de identificação dos presos manualmente, demandando uma pesquisa. Agora com o sistema que chamamos de um para um, que é a identificação automática, nós conseguimos fazer a identificação imediatamente”, diz.  

A rápida identificação permitirá ao delegado ingressar com autuações em flagrante, indiciamentos e termos circunstanciados de forma mais ágil. Michelotto destaca a segurança e apuração do sistema nesse trabalho. "Os procedimentos são feitos contra a pessoa que realmente deve ser feita, inibindo a falsidade ideológica e o uso de documentos falsos, porque o tempo que levava antes para fazer a identificação poderia possibilitar que isso acontecesse”, afirma.  

Em segundos a ferramenta irá fazer a confirmação ou não da identidade do suspeito. Caso o registro não seja confirmado, um papiloscopista será chamado até à unidade para que faça a coleta manual das impressões digitais e inicie a perícia nas bases digital e física do Instituto de Identificação do Paraná. 

OTIMIZAÇÃO - Cerca de 70 atendimentos costumam ser feitos por papiloscopistas na Central de Flagrantes da Capital por semana. Com a implementação do sistema na delegacia, entre 85% a 90% dos suspeitos terão a identidade confirmada por escrivães e investigadores. 

A ferramenta otimizará o trabalho de perícia, agilizará a instauração de inquéritos policiais e reduzirá custos. 

A identificação do suspeito é fundamental para a condução do inquérito. Quando não há o registro geral confirmado do criminoso, o Instituto de Identificação precisa emitir um número criminal de identificação até que a identidade dele seja localizada. 

EXPANSÃO - O sistema foi utilizado de forma pioneira na operação Verão Maior 2019/2020. Agora com a implantação em Curitiba, a Polícia Civil estuda a expansão para todas as unidades do Estado.

Fonte: AEN

Outras Notícias

Ver Todos

05/05/2025
Vereadores homenageiam profissionais do Samu de Três Barras do Paraná
A moção representa o reconhecimento da comunidade
02/05/2025
Homem recebe cabeça de porco com bilhete ameaçador
Encomenda foi entregue por motoboy
02/05/2025
Capacete de Ayrton Senna é vendido por 720 mil libras em leilão
Recorde anterior em leilões de capacetes de corrida era de Charles Leclerc
02/05/2025
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 termina nesta sexta-feira (2)
Candidatos devem enviar o pedido até as 23h59 na Página do Participante
28/04/2025
Justiça Eleitoral condena Marçal a 8 anos de inelegibilidade pela segunda vez
Em fevereiro, ele já havia sido tornado inelegível por acusações semelhantes
28/04/2025
Feliz Aniversário, Capitão Leônidas Marques!
Prefeitura homenageia cidadãos e destaca avanços na construção de um futuro promissor

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.