
A chuva não dá trégua! Depois de tanto tempo de seca, com a agricultura já afetada pela falta de umidade, agora o problema se inverte: o excesso de água causa estragos no Sul do país.
Desde junho de 2019 até novembro de 2020, as condições climáticas foram uma constante preocupação para agricultores e para o setor de abastecimento de água para o consumo humano. Na região Oeste do Paraná, houve períodos de escassez, sendo necessário a intervenção pública na distribuição de água potável por meio de perfurações de poços artesianos, alguns feitos em parceria com a Senepar. Essa ação foi realizada em quase todos os municípios da microrregião, garantindo, assim, o abastecimento de comunidades do interior.
Em Capitão Leônidas Marques, foi realizado um levantamento que pode mostrar a média da microrregião, já que o clima é praticamente o mesmo também em Três Barras do Paraná, Boa Vista da Aparecida, Santa Lúcia, Nova Prata do Iguaçu, entre outros. Segundo informações cedidas pelo Gerênte da Coopavel,
Everton Mroczka, à rádio Hawaii, do final do ano de 2020 e do início de 2021 as chuvas totalizaram 700mm.
Essa quantia de chuva é mais do que suficiente para recuperar a fertilidade do solo nas lavouras, e seu excesso causa prejuízos, como já tem acontecido em algumas regiões. A previsão para as próximas semanas não muda o atual cenário. Muita chuva está prevista para cair até o mês de fevereiro, com temperaturas amenas, pancadas durante o dia e dias inteiros chuvosos.