O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foi invadido por servidores estaduais em greve durante a sessão desta terça-feira (10). No momento da invasão, os parlamentares haviam acabado de aprovar manobra regimental que permitiria que o 'paotaço' do governo estadual tramitasse em apenas um dia pela Casa. A sessão foi suspensa e os deputados se retiraram do Plenário.
Às 19h, o Plenário continuava ocupado. A polícia chegou a entrar no local, mas seguiam parados atrás da mesa da presidência da Casa, sem interferir na invasão.
A paralisação dos professores da rede estadual é de 100% da categoria, desde segunda-feira. No protesto desta terça, eles receberam apoio de servidores de outras áreas, que também podem ser afetados pelo pacote de medidas.
Eles fizeram fila para acompanhar a sessão na Alep. Um acordo entre o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) definiu que alguns servidores seriam liberados para acompanhar a sessão.
Os servidores protestam contra um pacote de medidas do governo estadual que, entre outros itens, afeta a carreira dos professores. Entre as exigências dos trabalhadores da Educação estão o pagamento de benefícios atrasados e a reabertura dos turnos fechados no fim de 2014. "Nós vamos ocupar a assembleia ate que o projeto seja retirado", afirmou o presidente da APP Sindicato, Hermes Leão.
Fonte: G1