
Ontem, 18 de fevereiro, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. O alcoolismo é uma doença, que pode ser desencadeada por outra que já acometeu a pessoa, ou por distúrbios, e precisa ser levado a sério. O alcoolismo é a terceira maior causa de mortes no mundo – está relacionado a 2,5 milhões de mortes ao ano –, por isso, é considerado epidemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Mesmo quem bebe socialmente pode se tornar um alcoólatra, pois a doença pode surgir repentinamente após um agravamento na saúde física ou psicológica da pessoa. Às vezes, o impulso de beber é involuntário. A bebida alcoólica é uma droga, porém, é legalizada para consumo entre maiores de 18 anos.
Por ser um assunto tão sério, o centro de Atenção Psicossocial de Capitão Leônidas Marques presta apoio para as pessoas que são dependentes do álcool. E durante essa semana informações a respeito dessa doença estão sendo divulgadas para a população.
O tratamento para dependentes de álcool em Capitão é gratuito, basta procurar a Assistência Social ou a Saúde para ser melhor informado.