Notícias

< < Voltar

Data: 06/08/2021

Amop participa em Brasília de reunião sobre Projeto Reciclo

A iniciativa consiste em parceria para aquisição de caminhões e equipamentos para coleta e separação de resíduos, capacitação de catadores e educação ambiental

O prefeito de Serranópolis do Iguaçu e diretor do Departamento de Meio Ambiente da Amop, Ivo Roberti, participou nesta quarta-feira (4), em Brasília, de reunião de apresentação do Projeto Reciclo, iniciativa que consiste em parceria entre a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e municípios, para aquisição de caminhões e equipamentos para coleta e separação de resíduos, capacitação de catadores e educação ambiental.
 
Além de Ivo Roberti, que representou o prefeito de Cascavel e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos, participaram da reunião o presidente da Funasa, Coronel Giovanne Gomes da Silva, o deputado federal Vermelho (PSD-PR) e o assessor parlamentar Paulo Breda (ex-diretor de Resíduos do Águas Paraná).
 
Além de gerar emprego e renda imediata, o Projeto Reciclo fortalece a autonomia financeira e o protagonismo social dos catadores de recicláveis, que, a partir da adesão dos municípios, deixam a informalidade e passam a investir no seu próprio negócio, gerando neste público-alvo novas perspectivas de vida.
 
Em 2017 e 2018, primeiros anos em que o programa funcionou, foram 143 municípios do Paraná foram beneficiados. A meta agora é atingir a totalidade dos municípios com população de até 50 mil habitantes, que são o alvo da ação. Para que isso ocorra, a Amop, por meio do Departamento de Meio Ambiente, fará a disseminação deste trabalho, alcançando outras cidades aptas a receber o programa.
 
De acordo com os termos da parceria, os municípios fornecem o lixo a ser reciclado e os ecopontos de recebimento, que são os barracões onde estão instaladas máquinas para processamento do material recebido. Esses equipamentos, por sua vez, são cedidos a fundo perdido pelo Estado, sem necessidade de contrapartida financeira. O estado fornece também capacitação aos catadores para manuseio e manutenção dos equipamentos. Cada cidade que adere ao programa recebe, em média, R$ 700 mil para a compra de caminhão e máquinas.
Segundo o deputado Vermelho, responsável pela interlocução entre municípios e Funasa, o programa é fundamental tanto para esta como para as próximas gerações, pois é a forma mais rápida para geração de emprego e renda. “O futuro está na reciclagem e na transformação e as cidades que investirem nesta ação estarão garantindo sustentabilidade com compromisso ambiental, além da geração de emprego e renda”, destaca.

Da Assessoria.

Outras Notícias

Ver Todos

28/04/2025
Justiça Eleitoral condena Marçal a 8 anos de inelegibilidade pela segunda vez
Em fevereiro, ele já havia sido tornado inelegível por acusações semelhantes
28/04/2025
Feliz Aniversário, Capitão Leônidas Marques!
Prefeitura homenageia cidadãos e destaca avanços na construção de um futuro promissor
28/04/2025
Quedas do Iguaçu inaugura novo parquinho na Praça Pedro Alzides Giraldi
Espaço moderno e acessível promete diversão, lazer e integração para as crianças do município
24/04/2025
Boa Vista da Aparecida realiza 1ª Conferência Municipal da Cidade
Evento acontece em 29 de abril na Câmara de Vereadores e promete ouvir a população na construção de políticas públicas locais
24/04/2025
Três Barras do Paraná promove ação de saúde voltada ao público masculino
Campanha acontece no dia 30 de abril com serviços gratuitos de prevenção, exames e orientações no Centro de Saúde
24/04/2025
Prefeito de Braganey troca Rodeio tradicional por sala para crianças com autismo
Segundo o prefeito Valdir Zielinski, a decisão foi tomada com base em prioridades sociais

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.