Parque Estadual Rio Guarani é boa opção de lazer para os fins de semana
Desde a criação, no ano 2000, já foram encontradas no local mais de 55 espécies de mamíferos, 40 espécies de répteis e 20 espécies de anfíbios
Para quem gosta de lazer ao ar livre na natureza, um lugar especial em Três Barras do Paraná reserva grandes surpresas. O Parque Estadual Rio Guarani preserva a maior área de mata nativa da região e protege o rio que dá nome ao local, além de diversas espécies de fauna e flora, em especial a onça-pintada e a onça-parda.
Desde a criação, no ano 2000, já foram encontradas no local mais de 55 espécies de mamíferos, 40 espécies de répteis e 20 espécies de anfíbios. Também são mais de 250 espécies de aves, que representam 35% das espécies de todo o Paraná. Entre elas estão: o Juruva, Formigueiro de Asa Vermelha, Beija-Flor-de-Topete, tucanos e muitos outros. Além da fauna, a flora também é bem variada, com mais de 40 espécies de árvores, como araucária, imbuia, ipê amarelo e ipê roxo. Os visitantes também podem realizar atividades de educação ambiental, passear pelas trilhas e receber no centro de visitantes.
A área foi adquirida pela Copel e repassada ao Instituto Ambiental do Paraná, visando compensar os impactos ambientais causados pela construção da Usina Hidrelétrica Salto Caxias, no Rio Iguaçu. O Parque Estadual Rio Guarani fica há cinco quilômetros da área central de Três Barras do Paraná, com fácil acesso e estradas em boas condições. O local fica aberta de terça-feira a domingo, das 8 horas da manhã até as 5 e meia da tarde.