Três Barras insere o Airsoft no calendário esportivo
O objetivo é apoiar as mais diversas categorias esportivas
A administração pública municipal, através da Secretaria de Esportes e Turismo de Três Barras do Paraná, anunciou na última sexta-feira (22) a inserção de mais uma modalidade esportiva junto ao calendário esportivo, o Airsoft. O grupo de Airsoft tático de Três Barras, GAT3 Airsoft, criado em julho de 2017, conta com aproximadamente 30 jogadores ativos.
O foco é apoiar as mais diversas categorias esportivas, como explica o Secretário Municipal de Esportes, Valdenir Rodrigues. “De forma positiva a gente atende mais um esporte coletivo especializado, dando assistência e respaldo necessário a um esporte que está numa crescente e agora está no calendário oficial da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo”.
O Airsoft é um esporte que nasceu no Japão em meados dos anos 80 e o objetivo é simular de maneira mais realista possível um combate armado real. Para o jogo, se usa réplicas fiéis de armas verdadeiras que disparam pequenas esferas plásticas de 6mm de diâmetro, chamadas de BBs.
Ele tem como princípios a honra, amizade e companheirismo, e exige que os seus praticantes sigam os mesmos princípios no jogo, e consequentemente, em suas vidas. A munição no airsoft não possui tinta, portanto é necessário que o jogador que for atingido possua honra e honestidade para se acusar quando for atingido. O esporte depende desse sistema para funcionar.
No Brasil o Airsoft é regulamentado pelo Exército Brasileiro e a ponta laranja é exigida em todos os equipamentos.