Enfermagem Paranaense ganha destaque nacional com criação de Grupo de Atendimento a Ocorrências Complexas
O Gaoc, como é chamado, foi concebido de forma pioneira no país pelo Consamu
O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu PR), em setembro de 2021, regulamentou o Grupo de Atendimento a Ocorrências Complexas do Samu Regional Oeste (Gaoc), uma unidade concebida de forma pioneira no país para atendimentos de natureza especial em qualquer ambiente e situação, dentro de sua área de abrangência.
Criado para atuar principalmente em ocorrências diferenciadas da rotina do Consamu, seja pelo alto grau de complexidade ou de equipamentos e técnicas especializadas, o Gaoc já realizava atendimentos de maior complexidade do Samu. Porém, suas atribuições, protocolos de funcionamento e regulamentação só foram formalizadas a partir de setembro deste ano, após a assinatura da resolução 08/2021, dada pelo prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti.
Carlos Augusto Pereira, diretor de Enfermagem do Gaoc, ressaltou as vantagens trazidas pela unidade. “A estruturação do Gaoc permitiu ao Consamu a evolução técnica necessária nos atendimentos de alta complexidade, em ambientes críticos, garantindo a segurança e atendimento pré-hospitalar de excelência aos quase um milhão de habitantes em toda a nossa área de atuação”.
O Gaoc já prestava atendimentos a casos complexos na região, como a suspeita de casos de ebola em Cascavel, em outubro de 2014; Rebeliões na Penitenciária Estadual de Cascavel em agosto de 2014 e novembro de 2017; Sequestro em Cafelândia em dezembro de 2019 e surtos psicóticos com indivíduos armados, em julho de 2020 em Toledo e novembro de 2020 em Corbélia.
“O Gaoc é um motivo de grande orgulho para a nossa enfermagem pois nos inseriu em um cenário técnico inédito do Samu 192”, finalizou Carlos.
Foto: corenpr.