Cada segundo a menos conta muito em uma emergência
De acordo com as estatísticas do Consamu, o tempo entre a chamada telefônica que chega ao 192 e sua efetiva resposta teve o melhor resultado do ano em dezembro. A média do tempo-resposta deste mês foi de 18 minutos e oito segundos, 33 segundos mais rápido do que a média do mês anterior.
A grosso modo, esse resultado indica que as chances de êxito no atendimento ao paciente tem sensível evolução, já que conforme a literatura médica, cada segundo a menos conta muito quando se trata de uma urgência ou emergência.
Para a doutora Karina Correa Ebrahim, Diretora Técnica Médica do Samu Oeste, esse trabalho é resultado de intensos e repetitivos treinamentos envolvendo as equipes de socorristas, seja por parte de ações periódicas executadas pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente), seja por parte de iniciativas pontuais, como as Olimpíadas do Consamu, ou pela prática rotineira do trabalho na cena de ocorrências.
“As equipes estão cada vez mais comprometidas e empenhadas em melhorar o tempo-resposta”, comentou ela.