Sinduscon apoia redução da alíquota sobre o aço importado
A mudança veio em boa hora e dá um fôlego para o construtor
O Sinduscon Paraná Oeste acredita que a redução nas tarifas de importação de dois tipos de vergalhões de aço, o CA50 e o CA60, é positiva, vem em boa hora e dá um fôlego para o construtor, diante da alta generalizada de insumos.
A opinião é do engenheiro civil Ricardo Lora, presidente do Sinduscon Paraná Oeste. Segundo ele, a iniciativa adotada oficialmente pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), do governo federal, nesta quarta-feira (11), tenta reduzir as pressões sobre a inflação. A redução na alíquota de importação foi de 10,8% para 4%.
“A construção vive um momento delicado e sofre diante da alta da inflação, que atingiu a taxa mais alta para abril em 26 anos e ultrapassou a marca de 12% em 12 meses, com os preços das matérias-primas pressionando as empresas”, destacou Lora. Segundo o presidente do Sinduscon Paraná Oeste, é possível reduzir a tarifa sem prejuízo para a indústria nacional, pois a demanda é crescente. “Juntos, governo, importadores e fabricantes estão dialogando de forma responsável e madura para encontrar a melhor oportunidade de promover a retomada do crescimento econômico através da construção civil”, disse.