Sindicato Rural de Cascavel é homenageado pelo Legislativo
O evento ocorreu nesta segunda-feira
O Sindicato Rural de Cascavel foi homenageado com Moção de Aplausos, oferecida pela Câmara de Vereadores pela reeleição frente à Diretoria da entidade, e também pelo transcurso do 55° aniversário de fundação do Sindicato, comemorado no último dia 18 de maio.
A homenagem ocorreu durante a 33ª sessão ordinária da segunda sessão legislativa da décima sétima legislatura, realizada nesta segunda-feira (30), na sede do Legislativo. O evento contou com a participação do presidente do Sindicato Rural, Paulo Roberto Orso, sua esposa e presidente da Comissão Feminina, Maria Beatriz Orso, o diretor executivo, Paulo Cezar Vallini e demais diretores e colaboradores.
A Moção de Aplausos foi de autoria do vereador Cidão da Telepar e subscrita por todos os demais vereadores da Casa. "A agricultura é o baluarte do PIB e que segura a economia brasileira. O produtor rural é um sábio, sabe entender as estações do ano, domina as técnicas de produção. O Sindicato Rural tem feito um trabalho brilhante nestes 55 anos de fundação", disse Cidão.
Participaram da sessão solene o Secretário municipal de Agricultura, Renato Segalla e o Secretário municipal de Meio Ambiente, Nei Haveroth.
De acordo com o vereador Sidney Mazutti, o suporte técnico, contábil, de RH e outros, são trabalhos importantes voltados aos produtores. “O Sindicato é essencial para o fortalecimento da agricultura e tem cumprido esse papel com relevância”, disse.
Para o vereador Pedro Sampaio o Sindicato Rural de Cascavel fortalece pequenos e médios produtores, dando vez e voz a esse público alvo, que é a maior parte daqueles que ocupam o setor primário. “Tais ações, somada a qualificação da mão de obra, ajudam a evitar o êxodo rural”.
Segundo o vereador Professor Santello a entidade executa um trabalho social voltado ao pequeno produtor, ação de ampla relevância e alcance social. “Cerca de 60% da nossa economia está ancorada no agronegócio”, observou, ressaltando que as ações ambientais preservacionistas que o sindicato executa e apoia também merecem destaque.
Para o vereador Celso Dalmolin a liderança que o Sindicato Rural exerce tem sido traduzida na forma de respeito à família do campo. “Trata-se de uma entidade séria, amplamente comprometida com a sua missão”.
Conforme o vereador Lauri da Silva, essa homenagem é um instrumento de motivação a continuar desenvolvendo o bom serviço executado há 55 anos. “Gerando condições pra que os produtores rurais consigam trabalhar e gerar riqueza”.
Para o vereador Soldado Jeferson, além de trabalhar muito ao lado de sua equipe, Orso transmite conhecimento enriquece os debates do Comdersa, do qual participa com muito orgulho.
Segundo o vereador Valdecir Alcântara os agricultores dependem de um sindicato forte e atuante. Já o vereador Sadi Kisiel destaca a dedicação que Paulo Orso oferece, enfrentando desafios em uma entidade tão importante para Cascavel, e que tem se preocupado com questões comuns à região, como a questão do pedágio.
O vereador Romulo Quintino informou que a recondução de Paulo Orso à presidência da entidade representa um grande acerto na caminhada da entidade, sinal de que as políticas de representação têm sido eficazes. “Tudo isso graças às grandes bandeiras que o sindicato defende bem como a atuação ativa, de maneira efetiva, na defesa do produtor rural”.
O vereador Serginho Ribeiro lembrou que os dirigentes do Sindicato fazem um trabalho belíssimo, com comprometimento. “Protegendo, ajudando no crescimento e colaborando com a disseminação das tecnologias”.
O vereador Policial Madril afirmou que os representantes do Sindicato Rural cumprem sua missão por dedicação e pensando no próximo. “Eles ajudam em lutas como a pavimentação rural, sem receber qualquer remuneração e trabalhando de forma voluntária”.