O encontro reuniu 270 participantes no Espaço Vivacce
A celebração das conquistas do setor rural e o aprendizado sobre liderança como uma estratégia para seguir na trajetória de desenvolvimento do agronegócio marcaram o evento “Liderança rural: cultivando conexões”, em Cascavel, nesta quarta-feira (08). O encontro promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR, com o apoio do Sebrae-PR, reuniu 270 participantes no Espaço Vivacce.
“Essa mobilização que vemos aqui integra um projeto maior que trata da formação das nossas lideranças. Sabemos que a organização foi decisiva em momentos como quando levamos 4 mil pessoas para Brasília e fizemos pressão para a aprovação do Novo Código Florestal, no Congresso Nacional. Assim como quando levamos 2,5 mil pessoas à Assembleia Legislativa do Paraná como parte da caminhada para conseguirmos o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação. Uma sociedade que se mobiliza garante um presente e um futuro melhor”, apontou Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR.
O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, lembrou que o engajamento de todos do Oeste do Estado na participação do encontro é uma amostra da força do Sistema Faep/Senar-PR. “Precisamos valorizar o que é nosso, o que tem cerne, o que tem força. A Faep está no nosso dia a dia, seja a nível estadual ou nacional. Nós estamos como líderes dessa grande união, extremamente importante, e como tal temos que irradiar o conhecimento aprendido para colhermos como fruto o fortalecimento ainda maior para o campo paranaense”, refletiu.
Dentro da programação do evento, além de música, interação e descontração, o palestrante Luciano Salamacha fez uma apresentação com um contexto histórico da necessidade de organização desde os temos primitivos da história humana. Em seguida, Salamacha tratou da necessidade de organização e do uso da inteligência como um diferencial para as sociedades se tornarem mais complexas, o que culminou no surgimento de entidades representativas, como os sindicatos rurais.
Logo após a palestra, os participantes foram divididos em três grupos, que percorreram, em rodadas, ambientes temáticos, com os seguintes temas: Aprendizagem, Conquistas e Representatividade. Em cada espaço, os presentes tiveram a possibilidade de contar suas experiências e aprendizados de vida, conhecer realizações que compõem a história do Sistema Faep/Senar-PR e também esclarecer dúvidas sobre o próprio funcionamento da dinâmica da entidade, como aspectos relacionados à representatividade política e o papel dos cursos do Senar-PR.