Estudantes encontram problemas para regularização do Fies
Em todo o Brasil renovar ou se inscrever no financiamento gera transtorno
O fundo de financiamento estudantil do governo federal ( FIES) é realizado em duas etapas, na primeira etapa os alunos interessados em se inscrever devem se cadastrar no site do FIES, em seguida se dirigir a sua instituição para receber orientações sobre os documentos que serão levados ao banco e só então ter acesso ao financiamento.
O que ocorre é que alunos estão tendo dificuldade em renovar e se inscrever no financiamento; em nota o Mec admitiu que o site do Fies está sobrecarregado, causando a paralisação dos novos pedidos. O órgão informou que “as requisições de novos contratos junto ao Fies, atualmente, são liberadas por instituição de ensino e por curso, em ordem cronológica, ressalvados os critérios de qualidade, distribuição regional e disponibilidade de recursos”.
A falha na comunicação com as universidades também é um agravante, segundo o presidente da Estácio, Rogério Melzi, “ Nesses anos todos de Fies, nunca houve nenhum tipo de restrição. Atualmente, estamos tateando no escuro. Não sabemos como são distribuídas as vagas e quais são os critérios.”
O caos do Fies já é generalizado, todos os estados foram afetados, o presidente do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul, Bruno Eizerik criticou o governo por não se preocupar e tentar ignorar a responsabilidade de apoiar a educação superior
-Aquilo que o governo não está assumindo o compromisso de pagar, o aluno terá que arcar.
Mas quando o aluno não consegue arcar com todos os custos eles são obrigados a abandonar seus cursos,o que está acontecendo em diversas Universidades.