O Governo do Estado reiniciou a programação do Castrapet Paraná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) em 2023 e nesta quarta-feira (18) foi a vez do município de Boa Vista da Aparecida receber a ação.
Foram cerca de 109 animais castrados, 55 felinos e 54 caninos, entre machos e fêmeas. Eloir Ramos da Silva, que levou sua cachorrinha para castração, comentou sobre a importância desta ação. “Eu fico muito feliz de promoverem essa ação de castração de animais porque cuida dos bichos, não deixa pegar muita doença e é importante porque os animais ficam abandonados e a gente fica triste de ver isso. Vocês estão de parabéns por esta ação”, elogiou.
O CastraPet Paraná é uma importante ferramenta governamental para prefeitos paranaenses no controle da população de rua de cães e gatos, abandonados em razão das ninhadas indesejadas, e na prevenção das zoonoses. Está inserido no contexto da política de saúde única, voltada para o equilíbrio entre meio ambiente, homem e animal. O programa vai além do procedimento de esterilização, durante a ação as equipes de veterinários e assessores da Sedest fazem um trabalho de conscientização da população sobre a importância da castração, vacinação, desvermifugação na saúde dos animais e das visitas periódicas ao veterinário, bem como sobre guarda responsável.
Gilmar Bett, prefeito em exercício, comentou sobre a importância da realização do Castrapet em Boa Vista. “É uma parceria do governo do estado com o município, no qual estão sendo beneficiadas as pessoas cadastradas no CRAS e também as pessoas do Amigo Bicho. Isso para nós da administração é de muita importância, onde esses animais que estão sendo castrados estavam na cidade e pode ter certeza que isso nos preocupava muito, porque nós da administração estamos vendo o quão importante é a castração deles”, concluiu.
Caciano Granetto, que também levou seu cachorrinho para castração, falou sobre a ajuda que o Castrapet promove aos donos. “Diminuiu muito os abandonos, vai ajudar muito, pra gente que tem um custo mais alto veio para auxiliar bastante, uma boa vinda a castração móvel”, finalizou.
A castração tem diversos benefícios, principalmente a redução da superpopulação, na marcação de território, risco de câncer, fugas e agressividade, além de aumentar a longevidade do animalzinho.
O programa é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com os municípios, responsáveis pela identificação dos tutores beneficiados.