O município tem um risco elevado de vivenciar mais uma epidemia
O município de Dois Vizinhos fez um novo alerta sobre a Dengue, uma das principais doenças tropicais existentes no mundo. Ela é transmitida por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti, e que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões do Brasil, em especial nessa região que possui um clima favorável para a sua proliferação sendo quente e com grande quantidade de chuvas.
Os próximos meses, de fevereiro a maio, é o período de maior preocupação, pois trazem o resultado que a população apresentou referente aos demais meses com a eliminação de criadouros do mosquito. A realidade é grave, o LIRA (Levantamento Rápido de índices para Aedes Aegypti) realizado no início de janeiro em Dois Vizinhos apresentou um índice de infestação predial (IIP) de 2,8%, tendo um aumento muito grande em relação ao último levantamento realizado em outubro de 2022, que era de 0,4%. Esse levantamento serve para informar de forma rápida se a presença do mosquito transmissor da dengue no município e qual quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti.
A administração faz um alerta, pois a cidade tem um risco muito elevado de vivenciar mais uma epidemia de dengue se a tarefa de casa não for cumprida por todos, pois enquanto não houver conscientização e respeito essa problemática não será resolvida. É pedido que verifiquem as calhas semanalmente, tratem a água da piscina, vedem as cisternas, não joguem lixo nas BR’s, não acumulem material que possa acumular água em local descoberto no fundo do quintal, não joguem lixo em terreno baldio e estradas do interior. Deem o destino correto ao lixo.