Dando continuidade às eleições das Casas do Congresso Nacional, foram escolhidos os comandos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (01).
Na Câmara, Arthur Lira (PP) foi reeleito com votação recorde, confirmando as expectativas. Reeleito por 464 colegas, mais de 92% dos votos, Lira foi o presidente da Câmara mais votado da história, desbancando o recorde anterior que pertencia a Ibsen Pinheiro (PMDB), em 1991, e João Paulo Cunha (PT), em 2003, ambos com 434 votos.
No Senado a disputa se manteve indefinida até o último momento, no que ficou conhecido como o “terceiro turno” do pleito presidencial. De um lado, o presidente Lula (PT) mobilizou a base governista e a Esplanada dos Ministérios para reeleger Rodrigo Pacheco (PP), do outro, Jair Bolsonaro (PL) entrou em campo nos últimos dias para emplacar Rogério Marinho (PL).
Porém, o governo federal levou a melhor e Pacheco, o favorito na disputa, foi reeleito com 49 votos.
Já a hidrelétrica Itaipu Binacional terá como novo presidente o Deputado Federal Ênio Verri (PT). Ele recebeu o convite em uma reunião entre ele, o presidente Lula e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. A confirmação e o aceite do convite foi dada pelo próprio Ênio, logo após a reunião.
Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo.