Startup paranaense é adquirida pelo Grupo Santa Cruz
Somente em 2022 a plataforma da MyPharma já contava com mais de 600 clientes em todo o país
A startup MyPharma, plataforma de loja virtual para farmácias, de Cascavel, no oeste do Paraná, é a nova aquisição do Grupo SC, donos da marca Panpharma, Santa Cruz Distribuidora e Oncoprod/SAR, e especialista na distribuição de medicamentos e itens de higiene pessoal. Com isso, farmácias de todo o país podem ter acesso a ferramentas modernas de posicionamento na internet, permitindo que o varejo avance na venda online e posicionamento digital.
Somente em 2022 a MyPharma alcançou o maior market share no desenvolvimento de sites do varejo farmacêutico, atuando com mais de 600 farmácias e drogarias (CNPJs) em todos os estados brasileiros, o que despertou atenção e o interesse do Grupo SC.
A startup foi criada em 2018 pelos acadêmicos de Engenharia Civil Carlos Henrique Soccol e Nicholas Marchesan Dias, juntamente com o Engenheiro de Software Vinicius Soccol. A ideia de negócio, conforme explica Carlos Henrique, surgiu em conversa com o colega Nicholas, que relatou a dificuldade em comprar e comparar preços de medicamentos para um familiar. "Ele tinha que ligar em várias farmácias para pedir se tinha estoque do medicamento, qual era o preço, etc. Naquele momento, pensamos em inovar no setor, pois víamos que outros setores, como alimentação, já estavam se estruturando bem com sites de delivery e marketplaces", relembra.
Segundo ele, naquela época, apenas as grandes redes de farmácias tinham e-commerce, sendo que as de médio porte ainda estavam realizando vendas por telefone ou WhatsApp. Após vários protótipos e com o suporte do Sebrae/PR, através do Programa Tração, para validar se a solução atendia a demanda do mercado, a startup começou a captar os primeiros clientes em Cascavel, sempre com adaptação e desenvolvimento de tecnologia voltados aos feedbacks reais.
Com a venda da MyPharma para o Grupo SC os fundadores da startup continuam suas atividades, mas agora, como diretores de operação. “Além de crescer cada vez mais, o propósito é potencializar os resultados das farmácias, com soluções que permitam às lojas parceiras que ampliem seu mix de produtos, atendendo cada vez mais consumidores”, reforça Carlos.
O valor da transação comercial não foi divulgado. Dados da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), reforçam o posicionamento digital do setor no e-commerce e delivery em 2022, período que houve um incremento de 56,8% nas operações.