ACEC comemora resultados dos associados em competições pelo Brasil
Associação tem como objetivo preservar e difundir a cultura japonesa, atletas e cantores de Cascavel obtiveram ótimos resultados nos últimos dias
A Associação Cultural e Esportiva de Cascavel (ACEC) está em festa. Isso porque, recentemente, representantes da entidade obtiveram resultados significativos em competições pelo Brasil. O grupo, que visa preservar e difundir a cultura japonesa em Cascavel, foi representado em três eventos de grande relevância: no 38º Campeonato Brasileiro de Gateball, em Assis Chateaubriand/PR, nos dias 20 e 21 de maio; no 36º Concurso Brasileiro da Canção Japonesa, realizado em Mogi das Cruzes/SP, no último dia 23 de julho, e no XVII Festival Brasileiro de Taiko, realizado no dia 30 de julho, em Serra Negra/SP.
Gateball No Campeonato Brasileiro de Gateball, os atletas conquistaram a terceira colocação na categoria diamante. O jogo, bastante popular no Japão, consiste em um esporte similar ao croquet, onde os jogadores ficam dispostos em uma quadra retangular e devem utilizar um taco para fazer com que as bolas passem por um aro de metal fixado no chão. No Brasil, o gateball foi introduzido ainda nos anos 70, pelo imigrante japonês Matsumi Kuroki, e em Cascavel, o time da ACEC é formado por associados, descendentes, ou não, de japoneses.
Taiko Já no XVII Festival Brasileiro de Taiko, os tocadores da ACEC, do grupo Zenshin Daiko, participaram nas categorias júnior, master e odaiko. Em Serra Negra, os grupos se apresentaram e obtiveram resultados de destaque. A categoria Master, formada por adultos a partir dos 40 anos, conquistou o primeiro lugar, e a categoria Júnior, formada por integrantes que têm entre 12 e 18 anos, conquistou a terceira colocação. O grupo foi formado em 2010 e, desde então, tem se destacado nas competições Brasil afora, conquistando, também, um público fiel que se encanta pelas batidas sincronizadas e expressivas dos taikos (tambores japoneses).
Karaoke Em relação ao canto, a ACEC conquistou três colocações de destaque durante o 36º Concurso Brasileiro da Canção Japonesa, realizado em Mogi das Cruzes/SP. Por lá, a categoria Doyo C de canto ficou em 6º e 8º lugar e a cantora Beatriz Matsumoto levou mais um primeiro lugar na categoria POP. Restrito a interpretações na língua japonesa, o festival reuniu 712 cantores com idades de 3 a 97 anos - neste ano, dois concorrentes nasceram em 1926. Os participantes venceram provas realizadas em associações locais e regionais e, depois, em baterias disputadas por estado. Somente após essa grande peneira foram definidos os artistas que aptos para o Festival, que contou com um corpo de 35 jurados.
Para o presidente da ACEC, senhor Paulo Minaki, os resultados são recebidos com muito orgulho e gratidão, principalmente por representarem um reconhecimento aos esforços e à dedicação de cada um dos atletas e cantores que fazem parte da Associação. Ainda de acordo com ele, além das colocações de destaque, também é preciso destacar a participação dos membros, pois é a partir desse movimento que se fortalece a tradição e a cultura japonesa. “Estamos muito felizes com os resultados. Nosso principal objetivo, enquanto Associação, é oportunizar a valorização e o fortalecimento da nossa cultura. Ver os nossos membros se destacando em competições e participando cada vez mais desses encontros é sinônimo de muita alegria”, concluiu Paulo.