Guto Silva participa da 10ª assembleia ordinária da AMOP
Prefeitos buscam apoio do governo estadual diante da queda de arrecadação e da dificuldade com repasses federais
O Secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (14), da 10ª assembleia ordinária da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel. Ele teve oportunidade de falar sobre o objetivo do Governo do Estado de apoiar as prefeituras que estão vivendo uma realidade difícil por conta da queda de receitas.
A reunião, que ocorreu na sede da associação, contou com a presença de diversos prefeitos e vice-prefeitos, tendo sido conduzida pelo presidente e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, ladeado pela 2ª vice-presidente e prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, e pelo prefeito anfitrião, Leonaldo Paranhos.
“Houve de fato uma redução da arrecadação, mas as despesas não caíram na mesma velocidade. O pedido do governador Ratinho foi de construir algumas soluções. O Estado não pode fazer um repasse de recursos no caixa da prefeitura, mas vamos estudar possibilidades de mecanismos indiretos, para liberarmos outras fontes para os prefeitos poderem cumprir com suas obrigações e fechar suas contas adequadamente”, destacou Guto Silva, em sua fala.
O presidente da AMOP e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, agradeceu ao governo do Estado pela forma como tem conduzido sua atuação, muita próxima aos Municípios, e destacou que as prefeituras estão esforçadas para manter os atendimentos com qualidade, mesmo diante das dificuldades. “Nós não devemos nos apavorar com esse cenário. Temos grande dever de sermos força motivadora para a Sociedade. O Governo do Estado, sempre muito sensível às causas municipalistas, está atento a isto. Importante dizer que estamos focando em medidas que não precarizem os serviços”, comenta Lunitti, que destacou a importância da presença de Guto Silva na assembleia.
A pauta da assembleia também contemplou apresentação sobre telemedicina e telerradiologia com explanação do médico radiologista, Doutor José Fernando Denardi. Houve apresentação de possível solução que pode ser utilizada pelos Municípios no campo da saúde, melhorando a cobertura e atendimento da população.