Tentem imaginar o nosso mundo se os grandes descobridores, os lendários líderes, os ícones do esporte, entre outros, tivessem adotado a teoria do “pé no chão”. Possivelmente a evolução da humanidade, em todos os seus segmentos, ainda estaria engatinhando.
A inovação passa pela ousadia. A ousadia começa quando fazemos algo acima do normal. Fazer algo melhor que o “normalzinho” requer dedicação, persistência, um pouco de loucura e boas doses de preparação e treinamento.
“Eu sou um sujeito pé no chão” pressupõem estabelecer um limite, uma margem de segurança para evitar erros; é o mesmo que admitir perspectivas pouco promissoras para sua carreira num contexto de destaque e sucesso. A bem da verdade trata-se de uma escolha pessoal, intransferível, que vai definir a construção da sua história.
Pouco ou nada resolve transferir para fora de você, para a sociedade (ou para o mundo), a responsabilidade sobre sua vida. Todos somos dotados de algum tipo de talento, de alguma aptidão, de sermos melhores em alguma coisa. Mas cabe a cada um de nós encontrar o caminho, as alternativas, as possibilidades, as oportunidades, tomando como premissa a tentativa, buscando conhecimento, informação e agindo de forma proativa e motivada. Assistir o tempo passar e esperar pela “sorte na vida” vai te levar a uma longa estrada de dificuldades, decepções, frustrações e desperdício do seu talento.
Em alguns momentos da vida é fundamental ter o pé no chão, para ter coerência na tomada de decisões, manter o equilíbrio em situações difíceis e até mesmo para evitar rumos desnecessários e inconsequentes. Ou seja, são situações pontuais. Mas daí a tornar sua vida inteira em pé no chão existe uma enorme diferença.
Portanto, se você pretende encontrar seu espaço no mercado de trabalho e ter sucesso na sua carreira, não tenha medo de sair da mesmice. Acelere os passos na direção de fazer algo a mais, de ralar mais que o normal, de ousar, de admitir possibilidades inovadoras, de sacudir a poeira do sofá, de olhar para além do seu iphone e, acima de tudo, tenha foco nos objetivos preparando-se e treinando muito, incessantemente.
Grande semana à todo(a)s !
Jair Benke é Economista, escritor, especialista em políticas públicas ,
planejamento municipal, palestrante e colunista no site www.click3.com.br