Proprietários de veículos no Paraná que desejam ter desconto no IPVA 2015 precisam ficar atentos aos prazos. Os pagamentos do imposto com redução de 3%, para quitação em parcela única, começam hoje e vão até o dia 17.
Se a opção for pelo pagamento em três parcelas, sem acréscimo, é preciso observar que o vencimento da primeira parcela também será em abril e as outras vencem em maio e junho, de acordo com calendário por final da placa do veículo.
O pagamento poderá ser feito por meio do boleto bancário enviado aos contribuintes ou diretamente nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi) com o número do Renavam do veículo. Uma outra opção é o uso de GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que pode ser obtida no portal www.fazenda.pr.gov.br.
O Paraná tem perto de 6,4 milhões de carros em circulação, sendo cerca de 4,3 milhões tributados. Entre os não tributados, a maior fatia é de veículos isentos, com mais de 20 anos de fabricação.
A base de cálculo do imposto é o valor médio de mercado do veículo no Paraná, de acordo com pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) nos meses de setembro e outubro de 2014, que está em conformidade com a legislação vigente.
DPVAT — Junto com o IPVA deve ser pago também o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). O seguro foi criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em todo o País. Do valor pago pelos proprietários, 50% são destinados, diretamente pela rede bancária, ao Ministério da Saúde (45%) e ao Departamento Nacional de Trânsito (5%). A outra parte é direcionada à Seguradora para o pagamento das indenizações das vítimas.
Bem Paraná