Se você ler biografias de pessoas que são sucesso em vários segmentos, vai observar que todas elas declararam em algum momento que o fator fundamental do seu sucesso foi o fato de acreditarem e respeitarem suas intuições. Verdade é que se refletirmos um pouco, descobriremos que em algum momento da nossa vida, como um flash, todos já tivemos uma intuição promissora. Mas quase nunca prestamos atenção a ela, não a alimentamos, não a fazemos crescer ou tomar forma, acabando por se perder no tempo.
Para alcançar é preciso antes persistir na busca. E antes de persistir no seu projeto, é necessário acreditar nele para definir seus objetivos.
Se você acredita na intuição e toma uma atitude para realizá-la, é preponderante que esteja apoiado em entusiasmo. A palavra entusiasmo vem do grego e significa um DEUS dentro de si capaz de superar grandes desafios. Porém, entusiasmo é diferente de otimismo. Otimismo é quando eu acredito e torço para que algo dê certo. Já entusiasmo é quando você acredita em si e na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo.
Comece removendo velhos chavões e alguns obstáculos mentais. São aquelas desculpas do sujeito acomodado:
- “Isto não é comigo”.
- “Estou muito ocupado para falar disso”.
- “É uma mudança muito radical”.
- “Nunca fiz isto antes”.
- “É contra meus princípios”.
- “Pra que mudar, se está tudo indo bem?”
- “Você tem razão... vou ficar pensando nisto”.
- “Não compensa”.
- “É impossível fazer isto”.
Não se pode esperar ter as condições ideais primeiro para depois nos entusiasmarmos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o teu entusiasmo que te leva ao sucesso. Nessa de esperar as coisas melhorarem, pessoas acabam marcando toca a vida inteira e o “milagre” não acontece.
Como vai o seu entusiasmo? Vamos lá! Acredite em você, na sua capacidade de vencer, na persistência para construir sua história, de transformar a realidade. Deixe de lado todo negativismo, abandone o ceticismo e a descrença, seja entusiasmado com você e, agindo assim, você perceberá viva a possibilidade de alcançar seus objetivos e o quanto eles estão ao alcance de suas mãos.
Boa semana à todo(a)s !
Jair Benke é Economista, escritor, especialista em políticas públicas ,
planejamento municipal, palestrante e colunista no site www.click3.com.br