Estamos vivenciando o tempo pascal, tempo de graça e reconciliação onde somos chamados uma nova dimensão de vida. Dimensão esta que nos educa e nos reeduca num caminho de fé e de compromisso com o senhor da vida e da nossa história. Vivenciar a páscoa é procurar nos educar num caminho de fé é de reconciliação. Jesus Cristo nos veio trazer a alegria de viver a real humanização. Nesta dimensão podemos falar de uma educação em nível e na de humanização. Ou a educação é humanizadora ou não será educação. A humanização começa quando nascemos e se estende por toda a vida. Quando o ser humano nasce, ele é um feixe de apetites, frágil, indefeso e carente de todos os cuidados.
Já afirmava Rosseau: “nascemos fracos, precisamos de força; nascemos desprovidos de tudo, temos necessidade de assistência; nascemos estúpidos, precisamos de juízo.” Tudo o que não temos ao nascer e que precisamos como adultos, nos é dado pela educação (ROSSEAU, 1961, p. 7). Mas, por ser inteligente e livre, o ser humano descobre o mundo, torna-se criativo e a partir daí, é uma variante de possibilidades.
É então, pela educação que o ser humano se torna um ser quase perfeito (imagem de Deus), ou sem ela, poderá se tornar até o mais perverso de todos os animais, muito distante do ideal de ser humano que aparece na Bíblia, pregado por Jesus Cristo e sustentado pela Igreja ao longo dos séculos.
Educação é libertação. A origem etimológica do termo vem do latim educcere, que significa tirar de dentro, libertar, fazer surgir algo de novo e próprio. O grande educador católico, Alceu Amoroso Lima, dizia que o educador “revela o aluno a si mesmo.
Traz à luz aquilo que pode estar dormindo no fundo de uma consciência amorfa e infecunda” e depois acrescenta que “educar é civilizar e civilizar é espiritualizar”. Na esteira deste conceito, num de seus discursos, Ghandi também dizia que “educação consiste em fazer aflorar o que há de mais nobre dentro das pessoas.”
Pe. Antonio Carlos Gerolomo e José Carlos Comin dos Passos (Pastoral da Educação e Universitária) também é colunista do site www.click3.com.br