No mercado de trabalho, que estima cada vez mais os valores pessoais, é preponderante que sua conduta seja pautada na ética.
Ética é o agir corretamente. Valor que significa um objetivo salutar comum a todos e é o resultado dos comportamentos individuas das pessoas. Ela se manifesta no nosso dia a dia, no relacionamento com os outros e nas suas ações rotineiras.
A essência do ser humano é se expressar. O falar sadio é aquilo que traduz conhecimento, informação ou mesmo diversão, desde que não envolva a vida das pessoas de forma maldosa. Infelizmente, nem sempre o que se fala é sadio e traz benefício. Muitas pessoas adoram falar sobre pessoas e julgar coisas que as outras pessoas estão fazendo.
Estes vícios de formação, a fofoca, o mexerico, a intriga, a bisbilhotice, a difamação, o boato, soam como um veneno contra a honra, que se multiplicam em qualquer lugar com muita facilidade, causando infelicidade e tristeza para muitos. O mais incrível é que hoje esse falatório é considerado normal por alguns, o que demonstra uma completa inversão dos valores humanos.
Perante a lei, no entanto, essa “brincadeira” tem nome: Dano Moral, previsto no Código Civil Brasileiro. Portanto, é preciso ter cautela, seriedade com o que se fala, pois além de gerar ofensa, quem propagou a difamação terá obrigação de reparar o dano moral à vítima.
Sendo assim, vale lembrar que cada um, dentro do ambiente social e de trabalho, é responsável pelo que fala, pelo que propaga, podendo influenciar positiva ou negativamente seu meio.
Particularmente sobre a conduta no ambiente de trabalho, cada pessoa é um profissional valioso e não precisa se apoiar em boatos para ser reconhecido e crescer. Deixando de lado esse costume vicioso, você terá mais tempo para se dedicar ao que verdadeiramente é mais importante: sua própria vida e a carreira profissional.
Finalmente, é saudável ressaltar que, conduta e ética adequadas, além de melhorar a sua própria imagem, contribuirão para que você se torne um ser humano com muitos valores, influenciando de forma positiva a sociedade e o ambiente em que vive.
Boa Semana à todo(a)s !
Jair Benke é Economista, escritor, especialista em políticas públicas ,
planejamento municipal, palestrante e colunista no site www.click3.com.br