
A turma 78 do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) finalizou ontem a fase de formação teórica e prática e está pronta para iniciar o período de estágio nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Composta por técnicos em enfermagem, enfermeiros e condutores de veículos de emergência, a equipe agora avança para o período de estágio em ambulância, essencial antes do início das atividades efetivas no atendimento à população.
A formação incluiu uma programação intensa e detalhada de instruções teóricas e práticas focadas no atendimento às urgências e emergências no serviço pré hospitalar.
As aulas abordaram os protocolos de suporte básico de vida e técnicas especializadas de condução segura de veículos de emergência para os condutores.
A atividade prática final, realizada ontem, foi marcada pelo treinamento de Slalom uma técnica que permite aos profissionais melhorar o manejo adequado e seguro da ambulância em situações de emergência, além das práticas de a sinalização e avaliação de segurança em vias públicas.
Segundo a diretora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consamu, Indiara, a capacitação contínua e o treinamento rigoroso são fundamentais para preparar as equipes para as complexidades do atendimento de urgência. Ela destaca que o NEP desempenha um papel essencial na formação desses profissionais, assegurando que, ao concluir os estágios práticos, estejam plenamente capacitados para atender as ocorrências com competência e segurança.
A atuação do NEP reflete o compromisso do Consamu com a qualidade e segurança no atendimento pré-hospitalar. Após essa etapa de estágio, os profissionais estarão prontos para responder às demandas de emergência e prestar um serviço essencial para os municípios do oeste do Paraná.