Notícias

< < Voltar

Data: 28/11/2024

Prova Paraná é aplicada com prioridade à inclusão

Estudantes da Educação Especial têm provas adaptadas às suas necessidades, além de acompanhamento de professor especializado em determinados casos.

A Secretaria de Estado da Educação aplica, nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), a terceira e última avaliação de 2024 da Prova Paraná para todos os alunos da rede estadual de ensino. Estudantes da Educação Especial têm provas adaptadas às suas necessidades, além de acompanhamento de professor especializado em determinados casos.
“Os nossos estudantes da Educação Especial contam com atendimento individualizado para que possam responder às questões com toda a tranquilidade, inclusive com o tempo de prova ampliado, se for o caso”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
O teste, que ocorre a cada trimestre, abrange todas as disciplinas, com o objetivo de fornecer um diagnóstico sobre o nível de aprendizado dos alunos de cada série em relação aos conteúdos abordados em sala de aula no período. Aplicada na escola onde o aluno está matriculado, a avaliação tem duração de 2h30, durante o horário de aula.
“É uma avaliação com o objetivo de analisar o desempenho dos estudantes da rede estadual em diferentes etapas da educação e, a partir dos resultados, monitorar e melhorar a qualidade da educação no Estado. Os dados são utilizados para a implementação das estratégias pedagógicas necessárias para o fortalecimento do aprendizado”, explica a coordenadora de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Jussielli de Oliveira.
A terceira edição da Prova Paraná 2024 está sendo aplicada nos formatos impresso (do 5º ano à 3ª série do Ensino Médio) e digital (apenas para os 8º e 9º anos).
Para garantir o direito ao acesso, à permanência e à escolarização dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação, as Núcleos regionais de Educação (NREs), assim como as escolas, são orientados para que proporcionem todas as condições para a realização das provas, que são impressas, na maioria dos casos.
Esse trabalho fica sob responsabilidade do Departamento de Educação Inclusiva da Seed (DEIN) e do Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP), por meio da Coordenação de Avaliação (CAV).

Fonte: AEN

Outras Notícias

Ver Todos

03/04/2025
Capitão Leônidas Marques recebe veículo para fortalecer políticas públicas para mulheres
Entrega aconteceu durante o Encontro Estadual Cuida Mais Paraná e reforça a rede de proteção feminina
03/04/2025
Boa Vista da Aparecida retoma atividades do Programa Primeira Infância
Novo espaço climatizado e brinquedoteca garantem mais conforto para gestantes e crianças de 0 a 6 anos
03/04/2025
Capitão Leônidas Marques abre inscrições para distribuição de sementes de aveia
Produtores rurais têm até 11 de abril para se inscrever na Secretaria de Agricultura
03/04/2025
Caminhonete e carro da Prefeitura de Catanduvas sofrem forte batida na BR 277
Dentro de instantes mais informações
02/04/2025
Boa Vista da Aparecida recebe amistoso de futsal entre equipes de base
Partida contra Três Barras do Paraná acontece nesta quarta-feira (2) no Ginásio Municipal Ver. Gentil Rossato
02/04/2025
Abril Azul mês de conscientização sobre o autismo
Três Barras do Paraná reforça a importância da inclusão e do respeito à diversidade

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.