Os secretários de Estado Silvio Barros (Planejamento e Coordenação Geral), José Richa Filho (Infraestrutura e Logística) e Flávio Arns (Assuntos Estratégicos) receberam ontem sexta-feira (17), em Curitiba, uma grupo de lideranças chinesas de Zhejiang, considerada província irmã do Paraná. No encontro, foi discutido um protocolo de cooperação entre os dois governos nas áreas de saúde, ciência e tecnologia, agricultura, cultura, infraestrutura e educação.
“Vamos trabalhar para fortalecer as relações e aproveitar a oportunidade para identificar os interesses comuns das nossas províncias”, afirmou o secretário do Planejamento, Silvio Barros.
A delegação chinesa, liderada pelo vice-diretor geral do Departamento dos Negócios Estrangeiros e Chineses Ultramarinos de Zhejiang, Lu Guohao, apresentou suas intenções de cooperação. “É importante criar um comitê para discutir as parcerias entre as duas províncias, e que uma equipe do Paraná vá conhecer nossas ações”, disse Lu Guohao.
Na reunião, as delegações também falaram sobre as festividades, em 2016, dos 30 anos de cooperação entre os dois Estados. Outro assunto tratado foi a possibilidade de treinamento de técnicos e troca de tecnologia na área em diversas áreas e o intercâmbio cultural entre as províncias.
Na área de Infraestrutura, o secretário José Richa Filho ressaltou a importância dessa parceria. “Muito importante essa cooperação para o desenvolvimento da infraestrutura estadual. Precisamos melhorar e investir em rodovias e ferrovias”.
Cultura, saúde, educação, ciência e tecnologia, agricultura e desenvolvimento também foram discutidos e apresentados por técnicos e especialistas das secretarias e órgãos do Governo do Paraná.
COOPERAÇÃO - Em 1986, o Paraná assinou o primeiro convênio de fraternidade e cooperação com a província Zhejiang. Os objetivos DA parceria incluíam intercâmbios comerciais, culturais e científicos entre os dois estados. Dois anos depois, o então governador da província chinesa veio conhecer o Paraná. Na visita, ficou estabelecido que representantes dos dois governos fariam visitas ao Estado e à província anualmente. Em 2012, o então vice-governador de Zhejiang veio ao Paraná com empresários do setor têxtil para firmar parcerias com o Estado.
“Há 30 anos as províncias se uniram com a palavra fraternidade, esperamos que esta cooperação continue e traga bons resultados”, afirmou o secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns.