Fomos concebidos no ventre da mãe como resultado e fruto do relacionamento de nossos pais. Desde aquele momento e logo após o nascimento, estabelecemos uma série de relacionamentos importantes para a vida em sociedade. O primeiro laço afetivo, e que levamos para a vida toda, é firmado com a mãe logo depois do parto quando ela nos leva junto ao peito para a primeira alimentação. Depois nos primeiros anos de nossa vida criamos ligações amorosas e de dependência incomensurável com nossos pais, num confortável e seguro ambiente familiar.
È importante que seja assim, pois ali formamos valores fundamentais que sustentarão nossa capacidade de relação diante das diversas pessoas e situações que a vida nos reserva.
Já na infância, mas principalmente a partir da adolescência, iniciamos nossa rede de relacionamentos fora da família. E neste momento, como por todos os próximos anos, é que as pessoas vão “querer ou não” estar perto de você.
Você será “escolhido” pelo seu caráter, pela sua conduta, pelo companheirismo, pela amizade sincera, pelo seu discernimento, pela sua personalidade agradável, pelo seu otimismo.
Mas poderá também ser “rejeitado” por atitudes pessimistas, por falsidade, por mau humor, pela introversão, por fofocas, por desonestidade, por deslealdade.
Para a carreira profissional não é diferente. Quanto maior e mais confiável for sua rede de relacionamentos, maiores e certas serão as possibilidades de sucesso no mercado de trabalho. Um relacionamento produtivo é construído em transparência e lealdade. Se cultivar tais virtudes você ganha credibilidade, fazendo com que as empresas e as pessoas
queiram contar sempre contigo.
Assim como no berço, quando você ainda estava livre de premeditações, na pureza da sua inocência, seja também agora uma pessoa clara, transparente, com relacionamentos virtuosos em qualidade e quantidade. Todos gostamos de pessoas assim! Este é um diferencial valorizado e reconhecido em qualquer carreira profissional e em toda sociedade.
Boa semana para todo(a)s !
Jair Benke é Economista, escritor, especialista em políticas públicas ,
planejamento municipal, palestrante e colunista no site www.click3.com.br