O sistema de abastecimento de água da cidade de Nova Prata do Iguaçu, na Região Sudoeste, está recebendo investimentos de mais de R$ 2 milhões. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está implantando uma nova e moderna estação de tratamento de água (ETA) para atender aos mais de 8 mil moradores da área urbana.
A nova unidade de tratamento será totalmente automatizada. A tecnologia de operação vai permitir que a estação funcione 24 horas por dia com controle à distância. A atual opera manualmente em períodos de 17 horas diárias. O gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, explica que a modernização melhora a eficiência operacional do sistema, pois os processos de produção e de distribuição de água passam a ser monitorados por equipamentos, em tempo real, o dia inteiro.
“Qualquer falha que ocorra no sistema, até mesmo nos casos de vazamentos, o alarme de alerta é disparado, agilizando as ações corretivas e evitando desabastecimento por tempo prolongado”, destaca Renato.
ESTRUTURA COMPLETA – Além da estação de tratamento, o sistema contará com estações elevatórias de água bruta e tratada e cerca de 400 metros de adutoras para levar a água do Rio Lajeado Santa Cruz até o processo de tratamento e da estação para os reservatórios e para distribuição à população. A construção conta ainda com reservatório para armazenar 300 mil litros de água, laboratório, tanques de recirculação de água e leitos para secagem do lodo da estação.
Técnicos da Sanepar reuniram-se com o prefeito Adroaldo Hoffelder para apresentar o cronograma das obras. Eles também vistoriaram as obras, que devem entrar em operação em novembro deste ano. “A Sanepar tem sido uma grande parceira de Nova Prata do Iguaçu, buscando sempre manter o atendimento da população e a prestação dos seus serviços com qualidade”, afirmou o prefeito.