Um levantamento realizado nos diferentes Ministérios permitiu identificar 20 programas nacionais de juventude, distribuídos em três categorias de atendimentos: universais, atrativos e exclusivos. Destaca-se que esse número de programas pode ser reduzido se o recorte da faixa etária for acima dos 18 anos, constituída pelo segmento ainda não contemplado por políticas sociais específicas.
Apresenta-se, em anexo, o mapeamento resultante do levantamento realizado, identificando o objetivo, as ações previstas, a faixa etária a que se destina e o órgão responsável pelos programas identificados.
Convêm salientar que não foram citados, no mapeamento, os Ministérios ou Órgãos Federais parceiros no desenvolvimento dos Programas, sendo indicado apenas o principal órgão responsável. É importante considerar, também, haver programas estruturantes, de atendimento geral à comunidade como, por exemplo, os voltados para educação, ampliação do acesso e permanência escolar de jovens - Programa Brasil Alfabetizado, Programas de Expansão do Ensino Médio e Superior, Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), entre outros. Porém eles não foram incluídos no mapeamento, pois a PNJ congrega apenas os programas focalizados nos jovens de famílias em situação de risco e de vulnerabilidade social.
Referência: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792011000300013
Leandro Mocelin Salla
Licenciado em Educação Física,
cursando bacharelado em Educação Física,
cursando pós graduação em Personal Training e
Colunista do site www.click3.com.br