Há um ano a Administração Municipal de Nova Prata do Iguaçu implantou o projeto de ginástica laboral no ambiente de trabalho a sete empresas do ramo de facção. Os resultados estão sendo excelentes, partindo disto a indústria Satiare foi inserida pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo no projeto com a aula inaugural nesta segunda-feira, 04 de maio.
As aulas de ginástica laboral estão sendo realizadas pela fisioterapeuta Ionara Bellé, profissional da Secretaria de Saúde, onde desenvolve duas aulas semanais nos ambientes de trabalhos destas empresas. O projeto visa promover à qualidade de vida dos funcionários, corrigindo-os e melhorando o acondicionamento físico com alongamento e exercício.
Estatísticas comprovam que grande parte das empresas vem sofrendo prejuízos causados pelos afastamentos de seus funcionários, com isso a Administração Municipal vem trabalhando para corrigir estes problemas. De acordo com a Secretária Indústria, Comércio e Turismo Marli Galvan Orben os resultados já obtidos são impressionantes, a rotatividade e afastamento de funcionários destas empresas já são muito pequenos, além de muitos outros benefícios.
“A ginastica laboral é uma das ferramentas que preconiza o bem-estar do trabalhador. São exercícios simples que precisam ser bem aplicados, de acordo com cada situação para um melhor resultado. Existem vários aspectos que vão repercutir positivamente no rendimento da atividade profissional. As posturas estáticas (paradas) aparecem como uma das principais causas de tensão corporal, dores lombares. A ginástica trás muitos benefícios no que diz respeito ao sistema musculo esquelético. Isso sem contar o ganho na convivência em Grupo. A ginástica laboral é também um momento de socialização através do encontro com colegas de trabalho para desenvolver atividades físicas e lúdicas agradáveis, para com isso ter a valorização do grande grupo e de cada um particular. Desta forma, o momento serve para tornar o grupo mais unido e consequentemente, mais produtivo”, comentou a fisioterapeuta Ionara Bellé.