Notícias

< < Voltar

Data: 13/05/2015

Se aulas voltarem até fim do mês, quase todos os sábados terão que ser letivos para cumprir calendário

Com o calendário comprometido após 20 dias letivos de greve entre os meses de fevereiro e março e pelo menos mais 16 entre os meses de abril e maio, praticamente todos os sábados do ano precisariam ser de aulas para que a carga horária de 200 dias possa ser cumprida. Considerados que tivemos até o momento 29 dias letivos entre as duas paralisações dos professores da rede estadual, ainda seriam necessários 171 para cumprir as datas, dias esses que não caberiam apenas entre segundas a sextas-feiras.
Conta realizada pela equipe da Banda B em que foram desconsiderados os feriados, mas incluídos os possíveis recessos, mostra que faltariam 16 dias letivos para cumprir os 200 até 30 de dezembro. As alternativas seriam estender para os sábados até meados do mês de outubro ou utilizar o mês de janeiro para as reposições.
Em entrevista à Banda B no último dia 6, a secretária da Educação, professora Ana Seres Trento Comin, disse que os sábados não são viáveis para as reposições, mas que a alternativa ainda precisaria ser estudada. “Sempre que há uma greve, é inevitável o comprometimento no ano letivo, mas precisamos recuperar o tempo perdido”, explicou a secretaria.
Os 16 dias desta paralisação são contados em uma paralisação até o próximo dia 20, um dia após a próxima reunião marcada entre o governo do estado e APP-Sindicato. Foram desconsiderados ainda da conta os dias 24 e 31 de dezembro, além dos feriados.

Richa pede retorno
Em Brasília na tarde desta terça-feira (12), o governador Beto Richa disse que o governo está dialogando com o sindicato dos professores para a retomada imediata das aulas nas escolas estaduais do Paraná. “Nós continuamos com o diálogo, estamos confiantes que o sindicato possa encerrar a greve, porque não dá mais para suportar esta situação”, comentou.
O governador voltou a reprovar o incidente ocorrido no Centro Cívico que deixou pessoas feridas durante a manifestação. “Foram cenas que todos nós repudiamos. Temos tolerância, respeito às pessoas e sabemos conviver bem com as opiniões contrárias. O mais machucado neste episódio sou eu, ferido na alma pelo que vi ali e pelo desgaste que hoje me traz”, disse.

Desgaste
O professor Hermes Brandão, presidente da APP-Sindicato, afirmou nesta terça que o desgaste da greve acontece, mas se faz necessário. “A greve é desgastante para todos e principalmente aos educadores. É um período que cansa muito mais que o trabalho normal, mas é um instrumento de luta que precisa ser usado contra o desgoverno do Estado do Paraná”, afirmou.

 
Banda B

Outras Notícias

Ver Todos

27/11/2024
Idoso de 82 anos é detido assistindo filme pornô com menina de nove anos
Fato ocorreu em Capitão Leônidas Marques
27/11/2024
Secretarias de Saúde e Educação de Três Barras se unem no combate à dengue nas escolas
Ação educativa nas escolas municipais busca conscientizar alunos e comunidades sobre prevenção ao Aedes aegypti
26/11/2024
Trator agrícola é entregue ao Distrito da Barra Bonita para fortalecer produção rural
Equipamento é resultado de parceria entre município e estado e visa impulsionar a economia local
26/11/2024
Mandados são cumpridos em Cascavel durante operação conjunta
Gaeco, Gaema, MAPA, Adapar e Receita Estadual participam da ação
25/11/2024
Homem de 69 anos é esfaqueado na Rodoviária de Cascavel
Agressor foi detido por Guarda Municipal.
25/11/2024
Tradição e Fé, Missa Crioula enaltece a cultura gaúcha em Três Barras
Evento resgata tradições e reforça laços entre gerações no Rio Grande do Sul

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.