A tentativa de ser alguém diferente do que se é, possivelmente seja o maior obstáculo para que as pessoas encontrem suas realizações e a felicidade. Por possuírem uma autoestima muito baixa, elas tentam viver, insistentemente, uma realidade que não é a sua.
Já comentei em outros artigos que todos nascemos com algum tipo de potencial. Acontece que durante a vida alguns recebem oportunidades e são estimulados a desenvolver seus talentos, ao passo que muitos outros só recebem críticas e ainda são sufocados na família porque não atendem as expectativa dos pais. Estes, por consequência, tem grande probabilidade de crescerem acreditando que não possuem nenhum dom para atuarem no mundo e, tampouco, alcançarem algum reconhecimento.
Resgatar a autoconfiança é necessário e talvez uma das tarefas mais difíceis para cumprir. Mas o pior que pode acontecer é tentar se tornar uma imitação de outra pessoa. Olhar para alguém como exemplo é uma coisa, tentar imitar é bem diferente. Ninguém consegue ter sucesso profissional ou realização pessoal, por muito tempo, enganando a si mesmo e aos outros.
Ser original significa ter a coragem de assumir aquilo que somos, nossas qualidades por um lado e nossas limitações por outro lado, sem nos sentirmos inferiores a quem quer que seja. Oferecer a sua contribuição para a coletividade é uma dádiva de cada um, seja ela qual for. O simples fato de sermos agraciados com nossa existência, carrega por si só, as razões que explicam os dons do nosso interior. Permita encontrá-los.
A chave deste processo não está mundo afora. Está no autoconhecimento. Para que se revelem os desejos da alma é necessário ouvir o coração. O coração se manifesta na serenidade, na reflexão, na calma e na consciência, convidando para um caminho verdadeiramente autêntico.
A vida não é um fato consumado. Então caminhe na direção de encontrar seus potenciais aceitando a si mesmo, alegrando-se consigo mesmo, simplesmente porque você é sua melhor ferramenta. Não tente ser a imitação de ninguém. Uma cópia nunca será original. Confie em você e nas sementes que já foram plantadas em seu coração, cultive-as e, a partir daí, prepare-se para grandes e graciosas surpresas.
Boa semana à todo(a)s !