O projeto de Lei 89/2014 de autoria do vereador Rogério Massing (PSDB) possui como ementa a criação do distrito de Bom Princípio. Se o resultado do plebiscito for favorável, a localidade passará a ser o 11º distrito de Toledo, incluindo nisso a sede. Depois da tramitação na Câmara, para dar sequência no projeto existe a necessidade de realizar um plebiscito, a fim de que a comunidade decida se quer isso, ou não.
O projeto apresentado no ano passado passou pela tramitação nas comissões competentes e foi aprovado. Devido à necessidade regimental a mesa diretiva da casa elaborou o projeto de resolução 30/2014 que falava sobre a autorização da realização do plebiscito em Bom Princípio. A votação será realizada no sábado (23) de maio. A mesa diretiva também precisou criar o ato Nº 28/2015 autorizando a realização do plebiscito e estabelecendo as normas para execução dessa atividade.
Se a comunidade optar pela criação do distrito, ele será composto pelas localidades de Bom Princípio, Vista Alegre e Linha Gramado. A justificativa do projeto apresentado por Massing visa atender um anseio das comunidades e sem dúvida chamar a atenção da municipalidade para esses locais históricos de Toledo que carecem incentivos de infraestrutura viária, melhor atendimento na área da saúde, assim como educação.
Segundo a justiça eleitoral existem cerca de 800 pessoas aptas para o voto nas três comunidades, e para a votação ser válida cerca de 50% desse montante deve comparecer. Essas pessoas terão o poder de decisão. Ao todo serão 4 urnas instaladas no dia da votação, duas em Bom Princípio, uma em Vista Alegre e outra em Linha Gramado, conforme a determinação do Ato da Mesa Diretiva da Câmara. Os moradores terão das 13h até às 17h para realização a votação. A apuração dos votos saem no mesmo dia e se o resultado for favorável o projeto segue para homologação do prefeito.
Para o vereador Rogério existe uma necessidade da aprovação do projeto de lei e consequentemente investimentos no local. "Estamos buscando que Bom Princípio se torne distrito devido o crescimento na área urbana que compreende novas edificações. Na área rural percebemos uma diversificação enorme além da receita passando a ser maior. Ter um funcionário, o denominado agente distrital para fazer entregas de notas na propriedade, fazer a verificação de estradas e que precisam ser arrumadas, também será um benefício. Haverá uma integração maior da comunidade na busca por recursos junto ao poder público, além de somar forças para solução dos gargalos da comunidade", aponta.
Diante da realidade encontrada no local o vereador diz que precisa haver mudanças em detrimento de melhores condições para os moradores e as pessoas que visitam Bom Princípio. "Vejo que é preciso mudar o acesso à comunidade, pois para se chagar até Bom Princípio, precisa-se fazer 1,5 km descendo e mais 1,5 km subindo, nisso se perdem 3 km. Vamos insistir nessa luta que não se tem obtido êxito nos últimos tempos para mudar o acesso à chegada ao local. Outra situação é a estrada de pedra irregular, no passado foi colocado uma camada asfáltica sobre as pedras, mais isso não resolveu a problemática. No entanto precisa-se aumentar 1m de largura e cobrir com massa asfáltica, além de realizar a sinalização no local", salienta.
"Quanto à urbanização dentro do perímetro urbano do futuro distrito, é algo extremamente necessário, a fim de dar destino para as águas pluviais, e melhor qualidade de vida aos moradores. Existe um projeto sendo elaborado pelo executivo nesse sentido e com certeza quando chegar a Câmara será aprovado pelos legisladores. Estamos trabalhando para que esse projeto seja em parceira com o poder público e os moradores assim como é o das rodovias rurais", enfatiza Massing referindo-se a necessidade da urbanização do perímetro urbano do local.
Outro aspecto lembrado por Rogério é a viabilização da linha de transporte cidade e Bom Princípio. "Atualmente não existe linha de ônibus e isso é uma luta da comunidade, porém nenhuma empresa acha isso viável. Vamos lutar para colocar isso no orçamento do município e que esse transporte seja realizado no mínimo 3 vezes na semana", destaca.
"Posso afirmar que é uma necessidade a aprovação do projeto que faz com que Bom Princípio se torne um distrito. A maneira como a localidade vem crescendo mostra isso. Vejo também a necessidade de construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender a demanda lá existente. Assim como investimentos na escola que já estão previstos no orçamento, mas é sempre bom estarmos atentos. Se Bom Princípio se tornar um distrito e houver esses investimentos que são necessários, o crescimento será muito grande", finaliza o vereador confiante que a votação do sábado terá um resultado positivo.
Assessoria