Nos últimos dias estive envolvido em situações que me levaram a refletir sobre o progresso. Não do progresso econômico do país, que mereceria uma extensa discussão, mas do progresso pessoal enquanto seres individuais, em nossas lutas diárias de busca, desejando sermos felizes e encontrarmos o bem estar. E claro, nesta estrada, vamos encontrando dois ambientes que não podemos “pular” e que requerem nosso convívio: o trabalho e a família. No centro disso tudo...as pessoas.
É possível afirmar que, sob o ponto de vista de indivíduos, o progresso significa a evolução e o melhoramento que vamos alcançando nos diferentes estágios da nossa vida. Para uns mais rapidamente e de forma intensa, para outros na medida de suas possibilidades e motivações. Cada um cresce ao seu tempo, conforme os convites da vida se fazem, ou pelo amor, ou pela dor, pois andar (em frente) é premissa divina.
Olha que interessante isso: qual a diferença entre desejar algo e escolher algo? Desejar significa querer, ambicionar, cobiçar, almejar (um desejo vazio do que não temos). Já escolher precisa de atitude, de compromisso para chegar naquilo que foi escolhido, abrindo mão de alguma coisa em favor da mudança. Faltam oportunidades? Não! Digamos que você tenha 10 anos de empresa (carreira profissional) ou 10 anos de casado. Então já teve 3.650 oportunidades de fazer melhor que ontem, pois cada dia é uma nova possibilidade de progredir.
A cada novo amanhecer, munidos da nossa energia, interagimos com o universo num processo constante de ação e reação. Somos hoje pelo que fizemos ontem e seremos amanhã aquilo que fizermos a partir de agora. As oportunidades se refazem, se reapresentam em novos momentos e nos convidam o tempo inteiro a agir com discernimento maior que antes. Progredir é isso, pequenos passos...mas constantes e perenes. Não se fazem necessárias mudanças mirabolantes ou épicas. Lembremos da construção da casa, erguida de forma planejada e tijolo após tijolo. O tempo, a inteligência e o livre arbítrio nos foram concedidos por graça Suprema para que cheguemos lá, basta fazermos a nossa parte!
Ótima semana à todo(a)s !
Jair Benke é Economista, escritor, especialista em políticas públicas ,
planejamento municipal, palestrante e colunista no site www.click3.com.br