Muita gente cresceu ouvindo o discurso de que política e religião não se discute. As manifestações de junho de 2013, no entanto, provaram o contrário: os jovens querem falar sobre política e mais que isso, querem uma nova forma de tratar o assunto. Mais uma vez está faltando pouco tempo para as eleições das nossas prefeituras, muitos desses jovens promovem iniciativas ligadas ao tema pelo Brasil e a Política Jovem. Entre as ações, foi lançada na semana passada a pesquisa "OS JOVENS NA POLITICA", que procurou entender quem são os jovens que estão transformando o país. Dela, saíram dados interessantes como o fato de que 18% dos jovens afirmam que passaram a se interessar mais por política depois do movimento que levou milhões às ruas no ano passado.
Outro ponto interessante é o fato de que existe um grupo de jovens brasileiros (8%) que, além de se interessar, está se mobilizando e buscando criar novas formas de atuar politicamente.
Estes jovens querem ver suas causas atendidas e lutam por isso, para além dos meios tradicionais e institucionais. As principais causas pelas quais eles simpatizam são, em primeiro lugar a cultura de paz, seguida por inclusão e igualdade social, a causa ambiental, a cultura da periferia e, por fim, a causa da internet livre. REFERÊNCIA: Acesso dia 17/06/2015 ás 13:05 : http://www.brasilpost.com.br/mariana-moraes/o-sonho-politico-do-jovem-brasileiro_b_5913550.html