Não raro, ouvimos pessoas dizer que tem enormes dificuldades para conseguir dormir ou que acordaram cansadas. Que deitam na cama, fecham os olhos e o sono não vem. Que ficam pensando sobre a vida, o trabalho e os relacionamentos. Aquela voz destemperada que buzinou na sua cabeça o dia inteiro e agora, na hora de dormir, parece estar gritando na sua mente. Não se assuste, isso é comum à muita gente e atrapalha o sossego de inúmeros viventes.
Vou compartilhar uma técnica simples e fácil, porém eficaz, que vai te ajudar a dormir melhor. Mas antes vamos alinhar um pouco mais o assunto. Nós temos uma tendência real de acreditar que tudo aquilo que a mente nos diz seja verdade, sem falar do enredo que costumamos fantasiar no entorno. Nisso, porém, pode residir uma armadilha. Sabe aquela voz que te fala de medos, inseguranças, arrependimentos, dúvidas, tristezas, dores, de um modo bastante exagerado e distorcido? Onde isso, e somente isso, pode ser a sua verdade? Já parou para pensar que possam ser sentimentos decorrentes de suas escolhas? Suas músicas preferidas falam de abandono, traição e tristeza? Assiste preferencialmente a programas que mostram intrigas, falsidade e decepções? Acredita em afirmações pejorativas como “todo homem não presta e toda mulher é interesseira”? Muitas coisas poderíamos perguntar sobre o que chega aos nossos ouvidos e sobre outras tantas que insistimos em ver. Não é o caso de viver uma castidade do entretenimento, apenas, sim, de fazer as escolhas que realmente interessam para a nossa vida.
Ao fim do dia, ao deitarmos para dormir, a última parte de nós que vai executar a derradeira atividade é justamente a consciência. Nela que gravamos todos os nossos atos e dela emanará a voz que vai nos trazer paz ou perturbação. Dela que vamos sentir em que nível de energia estamos sintonizados: elevada ou inferior. E muito provavelmente a maioria dos nossos sonhos (ou pesadelos) vão decorrer deste estado de espírito, bem como a própria qualidade do sono, que será restaurador ou não.
Existem livros que ensinam. Filmes que motivam. Músicas que inspiram. Há muitas vozes que falam de verdades ao nosso redor, basta ter ouvidos para ouvi-las. Mas talvez precisemos, antes, rever nossas sintonias. Com quais pessoas, lugares e coisas estamos nos conectando? São esses os canais que dão conteúdo para a voz que fala dentro da nossa cabeça. Lembre-se: a noite foi feita para que as energias do nosso corpo sejam restauradas, não para ser um campo de guerra.
Utilizo uma técnica que me proporciona sonos incríveis. É o seguinte. Deite-se confortavelmente em sua cama e assegure-se que o ambiente do seu quarto esteja sereno. Feche seus olhos, respire lenta e profundamente ao menos sete vezes (solte o ar no mesmo ritmo que o inspira). Depois imagine-se caminhando num belo vale de natureza exuberante, com muito verde e riachos de água límpida. Sinta que uma luz branca e dourada envolve seu corpo e toca suavemente todo seu íntimo, lhe trazendo leveza e paz. Perceba que várias pessoas iluminadas estão aproveitando o mesmo lugar. Seres de luz que lhe transmitem boas energias, com gestos de alegria e ternura. Aproveite o momento para agradecer pela sua vida, pelas pessoas que fazem parte da sua história, pela sua prosperidade, pelo seu trabalho, pela sua inteligência, pela sua capacidade de fazer o bem. Tente também emanar esta boa energia para todas as pessoas da sua cidade, da sua pátria e todas as nações do mundo. Isto é um gesto de gratidão e caridade que vai elevar o nível do seu espírito, da sua alma. Neste momento de leveza espiritual....o sono virá...suavemente...num manto de conforto e paz profunda...!
Uma semana serena e tranquila para todo(a)s !
Jair Benke é Economista, escritor, especialista em políticas públicas ,
planejamento municipal, palestrante e colunista no site www.click3.com.br