Ontem (22), foi inaugurada a passarela que liga o prédio de ensino ao prédio principal do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). A cerimônia de inauguração ocorreu no Auditório do prédio de ensino e contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre diretores e servidores do Hospital.
A mesa de honra foi composta pelo reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Paulo Sérgio Wolff, pela pró-reitora de administração e finanças, Rosiclei de Fátima Luft, representando todos os pró-reitores da Universidade, o diretor de planejamento físico, Edson de Souza, o diretor geral do Huop, professor Luiz Sérgio Fettback, o diretor de enfermagem, Rafael Muniz de Oliveira, o diretor administrativo, Rogério Alcantara, o diretor financeiro, Anito Jorge Steffens, o diretor do Campus de Cascavel da Unioeste, Alexandre Webber, e ainda o diretor da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak.
A principal utilização da passarela será o transporte de medicamentos e materiais estocados no Almoxarifado, para o prédio principal, além da passagem de pacientes que são atendidos no Ambulatório e Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais (Ceapac) e o fluxo de servidores, acadêmicos e residentes também será facilitado, dispondo de mais segurança.
O reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, o Cascá, agradeceu a todos os presentes e parabenizou a toda equipe responsável pela realização da obra. "Este prédio é destinado ao ensino, que é um dos objetivos do Hospital, e quero parabenizar aos cursos que aqui atuam e ao pessoal da Diretoria de Planejamento Físico pela obra", colocou. Além disso, ele lembrou as dificuldades enfrentadas ainda na fase de realização do projeto da passarela, dizendo que as reformas e obras causam transtornos, mas que auxiliam no crescimento da Universidade.
Para o diretor geral do Huop, professor Luiz Sérgio Fettback, o HU está trabalhando para ser o maior Hospital do Estado e agradeceu o empenho de todos os envolvidos. "O Huop precisa atuar na questão de assistência e de ensino e é importante o apoio e trabalho de todos", finalizou.
O diretor de planejamento físico, Edson de Souza, responsável pelo fluxo e organização das obras dentro da Universidade, disse que esta obra é fundamental. "A obra liga o prédio principal ao prédio de ensino e é um elemento simbólico dentro do contexto do Hospital", esclareceu. Ele agradeceu ainda as pessoas que tiveram participação ativa para que fosse possível a entrega desta obra: a equipe da DPF, principalmente ao servidor Rodrigo Suzuki, à Pró-reitoria de Administração e Finanças (PRAF), ao diretor administrativo do Hospital, Rogério Alcantara, ao assessor Nadir Wili, da direção geral junto com a equipe, formada pelas funcionárias, Eunice Moraes e Marcia Berti Pereira, e ainda à equipe do setor de Manuntenção e Apoio do Huop.
Homenagem
Durante a cerimônia, o ex-diretor geral do HU, doutor Allan Cézar Faria Araújo e o ex-diretor administrativo, Edison Luiz Leismann, foram homenageados pelo tempo que atuaram na gestão e dedicação aos serviços que prestados. Para isso, uma placa foi entregue simbolizando a homenagem.
Edison disse que a ligação entre os prédios do Huop foi verificada logo no início da gestão e que essa obra é muito importante. "O planejamento é a palavra-chave para estas conquistas e é muito bom ver a obra finalmente inaugurada", declarou.
Já Allan disse que o perfil adotado na gestão é reflexo dos ensinamentos deixados pelo reitor Cascá. "Com o Plano Diretor, foi verificado a necessidade de ampliação física e agora simbolicamente estamos ligando ensino e assistência", enfatizou.
Equipamentos
Aproveitando o ato, foi realizada uma entrega de 25 computadores para o Ambulatório do Hospital, adquiridos pela Reitoria da Universidade e já estão em uso.
Um aparelho de ultrassonografia de última geração também foi entregue pelo diretor da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak, em nome da Secretaria Estadual de Saúde, que será destinado ao Serviço de Obstetrícia do Huop. Já o aparelho de ultrassonografia utilizado no Serviço será repassada para o Pronto Socorro do Hospital, destinando-se à realização de exames denominados EFAST, que são feitos no próprio leito do paciente.
Assessoria