O serviço de cirurgia bariátrica e metabólica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) realizou duas reuniões com pacientes obesos e seus familiares, afim de instruir no tratamento clínico e cirúrgico da obesidade.
O objetivo do grupo, segundo o coordenador do Serviço, professor Drº Allan Cezar Faria Araujo, é principalmente o tratamento clínico, e após o credenciamento, oportunizar o tratamento cirúrgico para todos aqueles com indicação.
Segundo ele, os pacientes que foram atendidos até o mês de agosto do ano passado estão sendo chamados, junto com os seus familiares, para participar das reuniões de orientações pela equipe multiprofissional do Huop. "Já são aproximadamente 150 pacientes em tratamento, além dos que já tem o pré-operatório finalizado" salienta o doutor.
Os usuários recebem o acompanhamento deste tratamento apenas depois de ser referendado pela central de regulação, a partir da busca pela Unidade Básica de Saúde (UBS), ou seja, não há possibilidade de fazer busca direta. Com isso, os pacientes são cadastrados na 10ª Regional de Saúde e já existe, uma lista de espera para a primeira consulta de aproximadamente 300 nomes.
A cirurgia pode ser indicada para pacientes com IMC entre 35 e 40 kg/m2 com comorbidades e IMC igual ou maior que 40, e para isto é necessário no mínimo dois anos de acompanhamento com vários profissionais da saúde (médico cirurgião, endocrinologista, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, enfermeiro, assistente social e outros de acordo com a necessidade) até a equipe ter certeza de que o paciente se comprometerá em seguir os cuidados recomendados pela equipe multiprofissional.
Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
O Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi implantado no Huop em fevereiro de 2014. Atualmente, segundo o coordenador Allan, o Serviço busca o credenciamento perante a Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, para que então seja formalizado no sistema como centro de referência de cirurgia bariátrica.
Texto: Rafaela Pontes
Foto: Makelen Rotta