A partir da Oficina de Ambiência realizada na última semana no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), algumas mudanças já foram realizadas. A Ala da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Ped) recebeu várias adequações que melhoraram o ambiente de trabalho.
A Oficina de Ambiência foi realizada pela Comissão de Humanização em parceria com o Ministério da Saúde cumprindo as metas da Política Nacional de Humanização, com o objetivo de proporcionar melhorias e readequações dos locais de trabalho do Hospital, afim de facilitar as atividades realizadas pelos funcionários, além de melhorar as condições dos pacientes e acompanhantes.
Na UTI Ped foi instalada uma pia, que servirá para manter a higienização (lavagem de mãos e apetrechos), também foi readequado o posto de enfermagem para o centro da Ala, dando maior visibilidade para os leitos dos pacientes e concentrando as atividades de enfermagem. Segundo o coordenador de enfermagem Fernando Bortoli, esta mudança possibilitou um espaço mais amplo para o trabalho realizado no interior Ala.
Ainda, pensando na agilidade e facilidade de atualizar os prontuários dos pacientes no cadastro online (TASY), foram reunidos os três computadores da Ala em uma única ilha, onde, consequentemente ficaram próximos da impressora.
Estas mudanças possibilitaram a liberação de um espaço que agora está sendo usado exclusivamente para a rouparia, onde ficam as vestimentas adequadas para serem usadas dentro da Ala. Também, foram adicionados cinco novos pequenos armários que servem de suporte para medicamentos e possibilitam ao acompanhante guardar seus pertences pessoais.
Por fim, foi retirado uma divisória localizada no meio da Ala que impedia a passagem de ar, com isso, este tapume foi realocado para o espaço da Copa/vestiário. O coordenador Fernando enfatiza que estas pequenas mudanças são fundamentais para a boa harmonia dentro do setor.
A UTI Ped é composta por duas escriturárias, cinco enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, um coordenador de enfermagem, um residente de medicina e um plantonista por turno. "Com esta equipe tentamos sempre dar o melhor para o paciente", realça o coordenador.
Este Grupo de Trabalho Humanizado teve como parceiros a equipe da UTI Ped, Comissão de Humanização, Patrimônio e Manutenção Predial.
Texto: Rafaela Pontes
Foto: Rafaela Pontes