Como os Cristãos, de uma maneira particular os católicos,estamos celebrando Neste final de semana uma grandiosa festa, que denominamos pela sua grandiosidade de solenidade. É a festa da Assunção de Nossa Senhora. Festa esta que é um “Dogma” da nossa fé, definido como verdade de fé pelo papa Pio XII em 1950. Dogma este onde temos: “A Imaculada Mãe de Deus, como mãe de Deus, tendo terminado o curso de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial."Mas a FESTA da Assunção é bem mais antiga. Inicialmente, era a festa da "Dormição" de Maria (não se fala de morte) E da transferência de seu corpo para o paraíso. Neste dia lembramos o dia do Religioso, não aquele que pratica uma religião, mas sim o que faz de sua vida uma profissão de fé a serviço de Deus e dos irmãos. Gostaríamos de dar destaque aqui ao livro do Apocalipse (Ap 11,19a; 12,1-10ab) que muito
tem a ver com a festa de hoje, pois nos apresenta Maria como imagem da Igreja Nascente, da Igreja peregrina e da Igreja Triunfante diante do inimigos que a tentam sucumbir. Vejamos: O texto nos relata a imagem de uma mulher que esta para dar a Luz, um dragão esta a espreita para destruir o filho, mas este por intervenção divina escapa da morte e não conseguindo acabar com o filho, este dragão se põe a perseguir esta mulher. Vejamos apenas três interpretações nos que nos relatam a vida desta mulher:
1. A mulher é Maria de Nazaré, a nossa Senhora de todos os nomes. O Filho é Jesus que esta para nascer em nosso meio. Aqui lembramos as festas natalinas. Jesus nasce, Herodes (figura do dragão) quer matar o filho(morte dos inocentes), como não consegue, persegue-o até conseguir o seu objetivo matando-o numa Cruz, todavia o pai não o Abandona e ele ressuscita para a vida eterna.
2. A mulher é a Igreja Nascente, na pessoa dos primeiros discípulos de Jesus, que são convocados a não desanimarem diante dos perseguidores, aqui diante dos dragões representados por aqueles que não querem o avanço da Igreja Nascente, nesta ocasião o imperador romano Cezar Nero, a criança é a Palavra de Deus, a palavra da verdade, que deve ser presente a atuante na vida do Ser humano e ser propaga a todos os homens de boa vontade.
3. A Mulher são os cristãos atuais que convocados á fidelidade á sua fé, à sua vocação, se colocam defronte os “dragões” da vida atual que querem a sufocar, destruir os grandes ideais de Justiça, Amor, Fraternidade...... destruindo a Criança, os adolescente, os jovens, os adultos que tentam sobreviver diante das inconstâncias do mundo moderno, da politicagem, da idolatria, da destruição dos valores que não desejam o bem comum e sim os apenas os
interesses individuais. Como “Maria”, a “Igreja” gera na dor um mudo novo. Participa na vitória de Cristo sobre o Mal. Essa "Mulher" representa a Comunidade, A Igreja que deve ser geradora de esperança e de alegria na construção de um mundo novo e pleno de Deus. Maria Assunta é figura e primícias de um mundo novo que um dia será glorificado, é consolo e esperança do povo ainda peregrino na terra, essa vitória será possível se, a exemplo de Maria, formos fiéis à Palavra de Deus, se tivemos um coração humilde e atentos às necessidades dos irmãos.
Pe. Antonio Carlos Gerolomo Também é Colunista do Site www.click3.com.br