Notícias

< < Voltar

Data: 03/09/2015

Desfile Cívico deve reunir grande público na segunda-feira

Ato cívico acontece em Toledo

Para comemorar os 193 anos da Declaração de Independência do Brasil será realizado o Desfile Cívico de 7 de Setembro no Parque Ecológico Diva Paim Barth, em Toledo. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) é responsável pela organização do evento, que apresentará 147 pelotões ao público presente. Os preparativos para a comemoração já estão encaminhados. Estima-se um grande público para o ato, além dos integrantes dos grupos e instituições participantes.

No dia 3 de Setembro de 1822, um decreto com exigências portuguesas chegou ao Rio de Janeiro, enquanto D. Pedro I estava em viagem a São Paulo. A carta chegou a D. Pedro I no dia 7 de Setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, D. Pedro I deu o famoso grito “Independência ou Morte”, e declarou a independência do Brasil, colocando fim aos 322 anos do domínio de Portugal.

Para fazer esse grito ecoar às futuras gerações, integrantes de várias secretarias do Governo Municipal e instituições parceiras trabalham para que nada dê errado durante o Desfile Cívico. “Está praticamente tudo pronto. Estamos finalizando a pintura de chão, no domingo deve acontecer a montagem do palco, a colocação dos mastros e instalação dos banheiros químicos (10 ao todo serão disponibilizados ao redor do Horto). A partir desta quinta-feira (03) a ordem oficial do desfile também será disponibilizada em um link específico do Sete de Setembro no site da Prefeitura”, informou a coordenadora dos conselhos escolares, APM’s e membro da comissão organizadora do Desfile, Marleide Maria Cardoso dos Santos.

Segundo ela, não havendo chuvas no horário do desfile, o evento acontece normalmente com início às 8h no trevo do Horto Florestal, com acesso pela Rua Pedro dos Santos Ramos. A dispersão acontece na Rua Dom Pedro II. “Temos 147 instituições inscritas, entre públicas, privadas, empresas, associações e outros. O tema do desfile deste ano é ‘Brasil nossa vida, Toledo nossa gente’ e foi decidido pelas entidades que compareceram a reunião de organização do evento”, explicou Marleide.

A expectativa é que um bom público compareça para assistir pessoalmente o Desfile e que tudo transcorra dentro da normalidade. A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) irá realizar a organização do trânsito e a segurança no local. “Já iremos fechar as ruas na região do Parque Ecológico na madrugada do dia 7, a partir das 5h”, orientou o coordenador de fiscalização do Deptrans, GM Moisés Bayer.

Fanfarras vão abrilhantar o Desfile Cívico
Entre as mais variadas instituições, escolas, empresas, grupos e associações que estarão desfilando no próximo dia Sete de Setembro quatro fanfarras. Fanfarra da APAE, Fanfarra São Luiz, Fanfarra Novo Sarandi e a Banda da Escola Cidadã de Informática e Música de Cascavel. Há anos as tradicionais fanfarras não eram mais organizadas. Durante décadas elas fizeram parte da nossa história, principalmente dos desfiles cívicos.

Quem narrou parte desta história foi o maestro do Coral Cristo Rei, Darcysio Fritsch. Ele tem 76 anos de idade e tem 62 anos de carreira musical. O maestro estuda música desde o ginasial, com 14 anos. Domina a leitura musical, a escrita e a prática de vários instrumentos.
Maestro Darcysio conta que todas as escolas tinham fanfarras antigamente. “Toda e qualquer escola tinha sua fanfarra, em Toledo eu lembro que começou com a do [Colégio] La Salle e o das irmãs [Colégio Imcomar], depois veio o [Colégio Estadual] Dario Veloso. Até as escolas de primeira a quarta tinham instrumentos para marcar o passo das crianças que desfilavam no Sete de Setembro. As particulares, todas tinham. Era bonito de ver naquela época, certos dias de agosto você podia ouvir e ver os estudantes na rua ensaiando para o Sete de Setembro”, lembra saudosamente.

“Às vezes acontecia das meninas estarem de saia gritando de frio, mas junto com o grupo esperando ansiosos pra poder desfilar. Na época do governo militar era obrigatório que todos os estudantes e todos os colégios desfilassem. E praticamente todo colégio desfilava ao som da sua própria fanfarra. Quando não tinha a fanfarra própria, principalmente o pessoal do interior a do La Salle ou do Colégio Incomar tocavam para eles desfilarem", conta o maestro.
Ele lembra ainda das várias manobras e evoluções que eram realizadas na frente do palanque. “Era um show artisticamente preparado. Eu acho que o desenvolvimento da tecnologia, dos computadores, da televisão e com o passar do tempo houve um certo desinteresse dos estudantes para ensaiar. Os que queriam estudar música procuravam escolas de piano, de sopro e escolas de música que começaram a aparecer em Toledo. A desobrigatoriedade dos desfiles também ajudou no desaparecimento das fanfarras”, atribui o maestro.

Na opinião dele, os estudantes começaram a ter outras opções de lazer e isso desestimulou a participação das fanfarras. Como era necessário muita dedicação, antes os alunos ensaiavam desde o começo do ano até o Desfile de 7 de Setembro. “É um aprendizado muito grande, mas não tinha muito efeito para o futuro, dentro de uma carreira profissional”.

Ao saber que quatro fanfarras se apresentarão em Toledo, o maestro ficou animado. “Se está voltando, fico muito feliz e muito contente, principalmente no sentido cultural, pois quem toca acaba tendo alguma inclinação para a música. Se voltar mesmo e os colégios acrescentarem o ensino da leitura musical será excelente”, frisa.

“A música, assim como qualquer outra disciplina só vai pra frente se for escrita e documentada. Essa multiplicidade de ritmos que temos hoje é fruto dos registros do que foi pesquisado e aplicado no passado. Assim as gerações vão aperfeiçoando, pois não é possível a música sobreviver ao tempo apenas pela via oral. É preciso constar nos livros. Se não tivesse nada escrito nossa música seria como a dos índios, dos africanos e das comunidades que dependem da tradição de transmissão oral de sua cultura e costumes”.

Darcysio é maestro do Coral Cristo Rei, que festejou 67 anos de contínua atividade musical em Toledo. O coral foi fundado em 15 de agosto de 1948 e é a mesma entidade desde o começo.

Assessoria - Prefeitura de Toledo

Outras Notícias

Ver Todos

27/11/2024
Idoso de 82 anos é detido assistindo filme pornô com menina de nove anos
Fato ocorreu em Capitão Leônidas Marques
27/11/2024
Secretarias de Saúde e Educação de Três Barras se unem no combate à dengue nas escolas
Ação educativa nas escolas municipais busca conscientizar alunos e comunidades sobre prevenção ao Aedes aegypti
26/11/2024
Trator agrícola é entregue ao Distrito da Barra Bonita para fortalecer produção rural
Equipamento é resultado de parceria entre município e estado e visa impulsionar a economia local
26/11/2024
Mandados são cumpridos em Cascavel durante operação conjunta
Gaeco, Gaema, MAPA, Adapar e Receita Estadual participam da ação
25/11/2024
Homem de 69 anos é esfaqueado na Rodoviária de Cascavel
Agressor foi detido por Guarda Municipal.
25/11/2024
Tradição e Fé, Missa Crioula enaltece a cultura gaúcha em Três Barras
Evento resgata tradições e reforça laços entre gerações no Rio Grande do Sul

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.