Notícias

< < Voltar

Data: 08/12/2015

Socialismo, Incompatível Com o Mundo Moderno

Os poucos regimes socialistas mundo afora, que não passam de velhas ideologias do século 19, estão fadados ao fracasso no curto prazo. Recentes eleições na Argentina, Venezuela e França, deixaram claro que os povos cansaram de utopias que vendem sonhos incompatíveis com o mundo moderno.

Esse movimento social e comunitário (daí a origem dos nomes socialismo e comunismo) teve início na era da Revolução Industrial – em torno de 1800 – contrapondo-se à excessiva exploração de mão de obra pelas indústrias que estavam surgindo naquela época. Passados os anos, esses trabalhadores foram se organizando, algo parecido com o que conhecemos hoje como sindicatos, negociando melhorias nas condições de trabalho e nas remunerações. Esse processo mais tarde foi chamado de “relação capital x trabalho”, ganhando status de teoria acadêmica através de escritores e pensadores que se especializaram no assunto, alimentado fantasias até hoje.

Nos últimos 20 anos o mundo experimentou uma evolução tecnológica e de informação, que seguramente supera a soma de tudo que a humanidade já viu até hoje. Isso trouxe transformações profundas nas relações sociais, nas relações de trabalho e na vida das pessoas. A velocidade com que as coisas acontecem nos tempos atuais, exigem dos agentes econômicos conhecimento apurado, inovação constante, capacidade de reorganização em tempo real e expertise nos processos produtivos. Virtudes essas que você não encontra em máquinas públicas pesadas, esses Estados gigantes e interventores que acreditam que tudo podem prover para o equilíbrio social, atendendo uma filosofia idealista de assistencialismo improdutivo. Nenhum país consegue “bancar” um povo com baixa produtividade por muito tempo. Isso é apenas o óbvio, pelo simples fato de que uma nação se torna naquilo que ela prioriza. Se num país circula riqueza, todos acabam beneficiados de acordo com a capacidade preparativa de cada um. Já se uma nação tenta nivelar a renda por baixo, todos também acabam atingidos, levando sua economia à recessão, à elevação de preços, à falta de matérias-primas, ao endividamento do seu povo, entre outras mazelas.

Observemos os números. Países de primeiro mundo, desenvolvidos, há muito aboliram as esquerdas radicais da sua história. A própria China, que de comunista só tem a sua bandeira, tem todo seu processo produtivo globalizado.

Portanto, o que estamos vendo em todo mundo, é que as pessoas estão mais informadas e tirando suas próprias conclusões do que é bom ou ruim para si e suas famílias. Velhos discursos de idealistas utópicos quererem chamar isso de “golpe” é no mínimo ingenuidade ou medo de perder seu “status quo”.   


Jair Benke é colunista do Portal Click3

Outras Notícias

Ver Todos

28/11/2024
Três Barras do Paraná conquista Selo Ouro de Alfabetização do MEC
Município é reconhecido por ações efetivas em educação e alcança nota 9,8
28/11/2024
Titãs, Michel Teló, Sorriso Maroto e muito mais, Verão Maior Paraná terá 33 shows gratuitos
A revelação dos nomes aconteceu nesta quarta-feira (27)
28/11/2024
Prova Paraná é aplicada com prioridade à inclusão
Estudantes da Educação Especial têm provas adaptadas às suas necessidades, além de acompanhamento de professor especializado em determinados casos.
28/11/2024
Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
O governo afirmou que o ajuste de contas não afetará os gastos públicos
27/11/2024
Idoso de 82 anos é detido assistindo filme pornô com menina de nove anos
Fato ocorreu em Capitão Leônidas Marques
27/11/2024
Secretarias de Saúde e Educação de Três Barras se unem no combate à dengue nas escolas
Ação educativa nas escolas municipais busca conscientizar alunos e comunidades sobre prevenção ao Aedes aegypti

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.