Uma mulher morreu durante um temporal em Manfrinópolis, na região sudoeste do Paraná, no início da noite de quarta-feira (9). Segundo a Defesa Civil Estadual, ela teve a casa arrastada pela enxurrada. A idade da vítima não foi divulgada. Uma idosa está desaparecida no município. Até as 7h30, 100 pessoas estavam desabrigadas e 50 desalojadas.
A intensidade da correnteza foi tão grande na cidade que um carro foi parar em cima de um muro. O Aspirante da Polícia Militar, Diogo Lucas, que esteve ajudando as famílias no momento da enchente falou sobre o acontecido. “Diversas casas foram arrastadas devido a intensidade da chuva. O destacamento da PM aqui também teve estragos, carros foram arrastados, motos, foi uma chuva muito rápida e infelizmente causou tanto estrago”, frisou.
O Soldado da PM, Ademir, conseguiu fazer o resgate de um idoso que estava sendo levado pela enxurrada, e conta como tudo aconteceu. “Diversos objetos, como móveis estavam no meio da enxurrada e quando eu vi, tinha um idoso agarrado em um pau de eucalipto pedindo socorro, foi quando eu ajudei ele”, explicou.
A cenário na manhã de hoje no município de Manfrinópolis era de destruição, muitas famílias desabrigadas, casas inteiras que foram carregadas pela força da água. Ainda pela manhã o prefeito, Claudio Gubertt, em entrevista à imprensa pediu ajuda aos municípios vizinhos e também relatou os estragos causados no município. “Em torno de 80% da nossa cidade ficou destruída, a força das águas fez com que muitas pessoas perdessem quase tudo, em torno de 2h foi tudo água abaixo, um prejuízo incalculável, agora contamos com a ajuda das pessoas”, apontou.
Em outro municípios da região também houve estragos.
A Defesa Civil também informou que oito famílias estavam desabrigadas em Marmeleiro e sete em Bom Jesus do Sul. Em Francisco Beltrão também há registros de desabrigados.
Ainda na quarta-feira, um vendaval causou estragos em Marechal Cândido Rondon. O vento forte começou por volta das 19h e derrubou várias árvores e causou transtornos nas principais rodovias.
De acordo com o Sistema Tecnológico Simepar, choveu 70 milímetros em menos de dez horas na cidade, sendo que o esperado para todo o mês de dezembro é de 220 milímetros.
Em Santo Antônio do Sudoeste as viaturas do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) ficaram encobertas pela forte chuva na noite de ontem. Até mesmo as caminhonetes da polícia sendo encobertas pela água. A forte chuva também arrastou carros. As viaturas estavam no pátio da guarnição.
Em Ampére segundo o corpo de bombeiros, a enxurrada causou danos em residências depois de os bueiros trancarem com lixo. Não há registro de feridos por aqui segundo a defesa civil.
Em Pato Branco um veículo ficou destruído após ser arrastado pela correnteza na noite desta no centro da cidade. O carro estava em frente a uma oficina e bateu em outros quatro que estavam estacionados. No total quatro automóveis foram danificados. De acordo com o Simepar, em Pato Branco 78.8 milímetros de chuva foram registrados na cidade na noite de ontem.
Em Toledo, foram registradas chuvas fortes, com ventos. Em algumas ruas se percebe galhos quebrados e algumas residências estiveram sem energia elétrica.
Ainda há previsão de chuva para grande parte dos municípios nesta quinta, mas com menos intensidade, segundo o meteorologista Lisandro Jacbosen.
Redação Click3 com informações de vários veículos de comunicação.
Foto: Franscieli Desengrini