Neste ano, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará presente no Show Rural Coopavel, apresentando as inovações tecnológicas desenvolvidas no ambiente acadêmico junto ao Conselho Regional de Engenhara Agricultura e Agronomia (CREA-PR), sob a coordenação do diretor do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), professor Camilo Freddy Mendoza Morejon. O evento ocorre entre os dias 01 e 05 de fevereiro, na cidade de Cascavel.
O Show Coopavel é o maior evento de difusão de inovações tecnológicas voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes empreendimentos rurais e agro industriais do Estado do Paraná. Estima-se a presença de mais 230 mil visitantes nacionais e internacionais que buscam conhecimentos, contatos, oportunidades de negócios e inovações tecnológicas para o dia a dia das atividades rurais e agroindustriais.
Segundo Camilo Morejon a Unioeste ofertará ao público as patentes, protótipos e plantas piloto que resultaram das diversas pesquisas realizadas nos diversos programas de pós-graduação da Instituição. Além disso, explica que no novo cenário da inovação é fundamental a participação das Universidades no cotidiano do setor produtivo, seja para analisar as demandas de soluções tecnológicas ou para disseminar o potencial do capital intelectual e dos ativos tecnológicos disponíveis nas universidades.
Para ele o Show Rural Coopavel é o ambiente propício para a concretização da inovação. "Neste ambiente pode-se prospectar os problemas que demandem de soluções, aqui podemos disseminar e socializar o capital intelectual, e os ativos tecnológicos da Unioeste, neste espaço identifica-se as oportunidades de empreendedorismo, aqui pode-se articular a captação de recursos financeiros para a realização de novas pesquisas aplicadas nos moldes da Lei de Inovação e neste espaço pode-se viabilizar a inserção no mercado dos produtos tecnológicos desenvolvidos na Unioeste" explica Camilo.
O reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolf, considera que a presença da Unioeste no Show Rural deve ser estratégico para a consolidação efetiva do relacionamento Universidade-Empresa/Universidade-Sociedade. Segundo ele "por meio desse relacionamento será possível a transformação do conhecimento em riqueza com benefícios diretos e indiretos na economia, na sociedade e no meio ambiente".
A Unioeste, por meio da Extensão Tecnológica Inovadora, irá apresentar a sua carteira de soluções tecnológicas que resultaram das pesquisas. Como exemplo destaca-se o Produto Tecnológico desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química denominado "Extrator Modular de Óleos Essenciais Dotado de Gerador Simultâneo de Vapor e Gás Carbônico", da mestranda Daniela Bueno. Essa tecnologia patenteada pela Unioeste refere-se a um equipamento que propicia a extração de óleos essenciais de folhas vegetais, de raízes, de flores, de cavacos e de cascas de frutos. Até a presente data 80% das patentes da Unioeste foram objeto de transferência de tecnologia junto ao setor produtivo.
Nesta oportunidade a Instituição agradece a Empresa INOMAQ LTDA de Toledo-PR e ao CREA-PR que não mediram esforços para viabilizar a participação da Unioeste no Show Rural Coopavel.
Texto e Foto: Camilo Freddy Mendoza Morejon