Dezenove profissionais da área de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia receberam na última semana o diploma de residentes no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná). Agora a sociedade da região conta com mais especialistas na área de Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas, Fisioterapia Hospitalar, Fisioterapia Intensiva e Enfermagem. A formatura ocorreu na sexta-feira (25) e hoje (1°) novas turmas de residentes já foram recebidas.
A formatura foi acompanhada por amigos e familiares dos formandos. A coordenadora da Coremu (Comissão de Residência Multiprofissional), Luciane Caldeira, explicou a importância do aprendizado que os 19 profissionais receberam nos dois anos de residência no HUOP. "A residência é uma pós-graduação intensiva em que os residentes se dedicam 60 horas semanais. Isso se diferencia de uma pós-graduação convencional pelo contato direto com o trabalho e com isso, os residentes ficam mais preparados".
O diretor-geral do HUOP, Luiz Sérgio Fettback, destacou que a residência proporciona uma bagagem que poucos profissionais possuem. "Esperamos encontrar esses profissionais novamente trabalhando aqui no HUOP. A residência é um privilégio de poucos profissionais e é o primeiro passo de uma caminhada vitoriosa".
Durante a cerimônia de entrega de diplomas foi feita uma homenagem à Poliana Deves, que faleceu em abril do passado, vítima de leucemia. Poliana era residente no HUOP e faria parte desta turma de formandos.
Um vídeo com fotos de Poliana durante a residência e o tratamento comoveu os presentes que relembraram a garra e a luta da jovem pela vida, que mobilizou muitas pessoas a se tornarem doadores de medula óssea.
Novos residentes
Na manhã de hoje (01.03) os novos residentes do HUOP foram recepcionados pela Direção e equipe do HUOP no Auditório do prédio de ensino. Foram apresentados os diretores da casa hospitalar, bem como coordenadores e professores, além de que, durante o dia, os residentes conhecerão as instalações do Hospital.
A diretora pedagógica, Gleice Fernanda Costa Pinto Gabriel, durante fala, enfatizou a importância das residências e da equipe multidisciplinar. "Nenhum profissional é competente sozinho, por isso se preconizarmos sempre o paciente o resultado será sempre bom", colocou.
Também estiveram presentes o diretor do Campus de Cascavel da Unioeste, Alexandre Webber, o diretor geral do HUOP, Luiz Sérgio Fettback, o diretor clínico, Sérgio Luiz Bader e o diretor administrativo , Edson de Souza, entre outros coordenadores da Instituição.
Assessoria