A Defesa Civil de Capitão emitiu alerta a população devido ao aparecimento de animais peçonhentos no município. Nos últimos dias vários chamados foram atendidos para capturar animais em terrenos baldios, residências e até mesmo em propriedades rurais.
O bombeiro Isaias Loures, falou sobre o aparecimento desses animais. “Com as detonações da Usina Baixo Iguaçu, muitas cobras acabam saindo do seu habitat natural. Quando nos deparamos com essa situação, fizemos a captura e entregamos o animal para a Força Verde para que eles o soltem de volta a natureza e em reservas ambientais”, explicou.
A população deve ter cuidado com esses animais. “Pedimos para que as pessoas fiquem atentas, principalmente as que moram em propriedades rurais, por que muitas vezes esses animais se sentem ameaçados e daí eles dão o bote, por isso a importância de sempre andar de botina”, reforçou Isaias.
Quando uma pessoa é picada ela precisa receber anticorpos para se curar do ocorrido. Em Capitão, esse medicamento não está disponível, então a pessoa precisa ir até Cascavel. A enfermeira Ivone Bertolazzi falou sobre isso. “O médico em Capitão irá prescrever uma receita ao paciente que irá de ambulância até Cascavel para receber o medicamento necessário”, frisou.
Caso alguém for picado a orientação é procurar rapidamente um médico, porque o veneno se espalha rapidamente ao corpo. Cuidados preventivos em casas são necessários, como não acumular entulhos, manter a grama sempre cortada, fazer a limpeza de locais que caem folhas, combater infestação de baratas, entre outros.
Redação Click3