Com a organização da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2015, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPQ) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) condecoraram novos talentos estudantis de escolas estaduais atendidas pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel.
Ao todo foram oito alunos que alcançaram mérito nacional na fase final da 19ª Semana Olímpica da OBMEP 2015, pelo bom desempenho escolar.
Marina Inês Maróstica, do Colégio Estadual Pedro Ernesto Garlet (Cascavel) e Thuã Bertuol, do Colégio Estadual Antônio Franco Ferreira da Costa (Guaraniaçu) conquistaram Medalhas de Ouro.
As Medalhas de Bronze foram conquista dos estudantes:
- Willian Baú, do Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Céu Azul;
- Felipe Salateski Simão, do Colégio Estadual Alberto S. Dumont, em Cafelândia;
- Igor Alipio Bresola Carabolante, do Col. Est. Princesa Izabel, em Três Barras do PR;
- Douglas Sonai, do Colégio Estadual Princesa Izabel, em Três Barras do Paraná;
- Laura Massuda Crema, do Col. Est. Orlando Luiz Zamprônio, em Santa Lúcia;
- Gabriel Felipe Pizzinatto, do Colégio Estadual Pedro Ernesto Garlet, em Cascavel.
A participação na OBMEP é incentivada por professores, devido ao aprendizado que a Olimpíada traz para o aluno e revela novos talentos da Matemática. Esse incentivo também é valorizado pelos organizadores, que compensarão parte dos esforços empenhados com um diploma de homenagem e CD contendo as edições da Revista Professor de Matemática aos docentes:
- Edevaldo João Berwanger, do Colégio Estadual Pedro Ernesto Garlet, em Cascavel;
- Kerllen Elizabeth Bozza L. Rosa, do Col. Est. Princesa Izabel, em Três Barras do PR;
- Tavania Suzer da Silva Becker, do Col. Est. Princesa Izabel, em Três Barras do PR.
A premiação também se estende aos estabelecimentos de ensino. O Colégio Estadual Pedro Ernesto Garlet receberá um troféu da equipe organizadora. Um Kit constituído de material didático será entregue para cada um dos colégios: Padre Carmelo Perrone (Cascavel), José Bonifácio (Anahy) e Antônio Franco Ferreira da Costa (Guaraniaçu).
Aos Medalhistas de Ouro, em 2016, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) incentiva o treinamento intensivo para a participação no processo de seleção das equipes que irão representar o Brasil nas competições internacionais.
Em 2017, Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) será sediada em nosso país e deve trazer mais de mil dos jovens mais talentosos do mundo na disciplina. Em 2018, o Rio de Janeiro também será sede do maior congresso mundial, com cerca de 5.000 pesquisadores estrangeiros e "estrelas" da matemática, reforçando sua importância.
As inscrições para a participação em 2016 vão até 1º de abril, no site da competição: http://www.obmep.org.br/.
Assessoria