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Data: 11/04/2016

Educação Especial é tema de reunião na Unioste

O evento foi promovido pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

Aconteceu na ultima sexta-feira (08) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel, uma reunião com entidades ligadas a Educação Especial e de Pessoas com Deficiência. A pauta do encontro foi a "Análise e discussão das minutas sobre normas para Educação Especial no sistema estadual de ensino, colocadas em consulta pública pelo conselho". O evento foi promovido pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) que integra o Fórum de Educação dos Colégios de Ensino Superior do Estado do Paraná.

"Recebemos a comunidade municipal e regional de Educação Especial, pais de crianças com deficiências, adultos com deficiência e representantes do movimento Olhar Down de Cascavel, que foi criado por pais de crianças portadoras da Síndrome de Down", disse a professora da matéria de Fundamentos da Educação Especial Inclusiva do curso de Pedagogia da Unioeste, Jane Peruzo Iacono.

 A presidente do Conselho Municipal de Educação em Cascavel, Claudia Pagnoncelli, comentou que ao contrário de outros municípios do Estado, Cascavel possui um conselho que se preocupa com a Educação Especial inclusiva. "O Conselho Estadual não vem ajudando as necessidades dos grupos sobre crianças com deficiência", afirma.

 Arlei Natal Breda é pai de Pablo Henrique, 14 anos, que é portador da Síndrome de Downe diz que seu filho não é alfabetizado. "Nós, minha esposa e eu, tiramos nosso filho da Associação Pais e Amigos Excepcionais (APAE) e o colocamos em um colégio para que ele fizesse parte da inclusão social, pois esperávamos um desenvolvimento na socialização dele e o resultado foi positivo. Ele frequentou normalmente as séries e simplesmente o município o passou para a educação estadual. Ele frequenta o sexto ano, mas sem saber ler e escrever, ele esta abandonado, ficando entediado e acabando por atrapalhar os colegas de classe. Temos a necessidade e vem sendo discutido é que haja um professor exclusivo para ele, e outros, em salas de aulas, usando alternativa e adaptar materiais para ele aprender o mínimo possível de alfabetização", finaliza.

Por Assessoria

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