A alimentação desempenha papel muito importante na imunidade, pois as reações do sistema imunológico também necessita de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no nosso sistema de defesa.
Nosso corpo é constantemente atacado por milhares de microorganismos como bactérias, fungos e vírus, incluindo o da gripe, que sempre se manifestam em mudanças bruscas de temperatura. Para proteger o corpo de infecções e doenças, contamos com nosso sistema imunológico, uma complexa rede de tecidos, células, órgãos e substâncias que, quando fortes, dão total condição ao organismo de combater esses invasores que podem desenvolver terríveis infecções, caso nossa imunidade esteja baixa.
Com seu sistema imunológico enfraquecido, são grandes as chances de viver constantemente gripado e desenvolver infecções parasitárias, causando pequenas infecções que podem se tornar problemas bem sérios de saúde. A boa notícia é que é possível cuidar da nossa imunidade, basta saber o que comer para manter a imunidade nas alturas.
O inverno é a esta estação do ano em que ficamos mais suscetíveis às infecções respiratórias. Esse é um bom motivo para aprender um pouco mais sobre os alimentos que vão ajudar a fortalecer os “soldados” do seu sistema imunológico.
VITAMINA A: Tem ação anti-inflamatória.
VITAMINA C: Aumenta a produção das células de defesa, que tem efeito direto sobre as bactérias e vírus aumentando assim a sua a resistência a infecções.
VITAMINA E: Atua em conjunto com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante (o que retarda o envelhecimento)
VITAMINA B6: Aumenta a imunidade geral do organismo. Tem ação protetora contra o câncer, e ajuda a controlar alguns tipos de diabetes.
SELÊNIO: Antioxidante, imunoestimulante, desintoxicaste e anti-inflamatório
ZINCO: Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos.
Helenice Dall Agnol - Enfermeira
Sócia Proprietária do Empório Natural
Colunista do site www.click3.com.br